quarta-feira, 17 de março de 2010

Dilma já lidera na pesquisa espontânea

Na última pesquisa estimulada da Confederação Nacional da Indústria e IBOPE (CNI/IBOPE) a candidata Dilma Rousseff obteve um salto espetacular de 17% para 30% - 13 pontos percentuais de crescimento - enquanto o candidato José Serra experimentou uma queda de 38% para 35% - 3 pontos percentuais de queda em relação à última pesquisa - .

Os candidatos Ciro Gomes e Marina Silva não tiveram seus percentuais na intenção de votos alterados. Ciro caiu de 13% para 11% e Marina estacionou nos 6% na pesquisa estimulada.

Na pesquisa espontânea, Dilma passa à frente de Serra. Lula ainda lidera com 20%, seguida de Dilma com 14%, com Serra caindo para a terceira colocação com 10%.

No campo das rejeições, Dilma Rousseff que estranhamente detinha 41%, caiu para 27% e o carrancudo José Serra fica com o menor índice de rejeição com 25%, causando perplexidade aos analistas políticos.

Foi detectado que 42% ainda não sabem que Dilma é candidata do presidente Lula, e apesar disso, a ministra teve um crescimento vertiginoso nas pesquisas e com isto construiu um cenário bastante favorável.

A margem de erro nesta pesquisa foi de 2%.

A última pesquisa CNI/IBOPE foi realizada no mês de dezembro de 2009.

Um comentário:

  1. Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira indica que 53% dos entrevistados preferem votar em um candidato à Presidência da República que seja apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 10% querem um candidato de oposição e 33% afirmam que não levarão em conta a posição do presidente ao votar. Por outro lado, 42% desconhecem quem Lula apoia para as eleições deste ano (39% não souberam responder e 3% afirmaram o nome de outros candidatos) e 58% disseram que o presidente apoia a ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT, Dilma Rousseff.

    ResponderExcluir