quarta-feira, 3 de março de 2010

Documentos dos arquivos da repressão da ditadura militar do golpe de 64, são sonegados.

Em entrevista que dará hoje à imprensa o ministro Nelson Jobim irá comunicar que a Aeronáutica cumpriu a determinação do ministério e entregou ao Arquivo Nacional os documentos dos arquivos da repressão durante o período da ditadura militar. Foram entregues mais de 50 mil documentos. Na papelada encontram-se fichas pessoais, relatórios de monitoramento, instruções militares e papéis da guerrilha do Araguaia.
Estes documentos foram cobrados da Aeronáutica pelo Ministério da Defesa desde o primeiro mandato do presidente Lula, mas a FAB informava que os documentos haviam sido destruídos em um incêndio no ano de 1988 no aeroporto Santos Dumont. Em 2004 apareceram documentos semidestruídos na base aérea de Salvador, o que gerou suspeitas de que teriam sido queimados propositadamente. Em julho do ano passado a Procuradoria-Geral da Justiça Militar, em ofício ao brigadeiro Juniti Sato, pediu toda esta documentação e criou um grupo de trabalho para estudá-los.
A Aeronáutica foi a única das três armas a responder o ofício até agora. O Exército e a Marinha até agora não responderam. Até quando ficaremos sem resposta por parte daquelas autoridades?

Nenhum comentário:

Postar um comentário