sábado, 17 de abril de 2010

Alexandre Garcia não foi demitido da Globo e desmente boatos

Brasília - Nas últimas três semanas, tenho-me ocupado respondendo a telefonemas e mensagens de amigos, preocupados com um e-mail que circula cada vez mais, informando que fui demitido da Globo. Explico a eles que, para ser demitido, teria que ser antes admitido, já que não tenho vínculo trabalhista com a Rede Globo. Minha empresa tem um contrato com a Globo, que ainda vai demorar a vencer, cedendo meus serviços à televisão. Não creio que tenha havido má intenção de quem inventou a tal mensagem. Apenas desinformação. É que já circulava um comentário meu, no ?Bom Dia Brasil?, sobre insegurança pública. Quando chegou aos olhos do desinformado, o raciocínio foi: ?Ah, então foi por isso que ele foi demitido da Globo? ? certamente imaginando que sou Franklin Martins, cujo contrato havia chegado ao fim na Rede Globo. É que, pelos cumprimentos que recebo nas ruas e táxis, eu sou Joelmir Betting, Paulo Henrique Amorim, Hermano Henning e até Cid Moreira. Talvez, naquele momento infeliz do desinformado, eu tenha sido o Franklin. O que é surpreendente é que as pessoas passam à frente a mensagem mentirosa, sem se dar ao trabalho de acessar o site da Globo ? onde me encontrariam. Aos amigos que me ligam, agradeço a solidariedade, mas digo que prefiro audiência: se sintonizassem a TV, eles me encontrariam no ?Bom Dia Brasil?, no ?Globo Repórter?, no ?Jornal Nacional?, na ?Globonews? ou no noticiário local da Globo em Brasília. Eles têm visto, mas preferem acreditar no que leram na Internet. Outros confirmam que recém me haviam visto na TV, mas imaginam que fui demitido logo depois. Até já fui visto cabisbaixo, deixando a Globo. Semana passada, Ana Maria Braga foi muito oportuna no ?Mais Você?, com uma reportagem mostrando que a Internet aceita tudo. Tenho recebido textos com a minha assinatura, que nunca foram meus. Outros, que já foram meus, mas foram reescritos. Existe até um texto piegas, com a palavra ?questionamento? ? eu não uso palavras desse tamanho. De uma professora universitária de Português, recebi um texto em prosa do Mário Quintana, que o ?passarinho? jamais teria escrito, porque num estilo que não é o dele. Também são vítimas constantes o Mário Prata, o Luiz Fernando Veríssimo, o Arnaldo Jabour ? nenhum deles escreveria os textos medíocres que a eles se atribui na internet. Martha Medeiros contou a Ana Maria Braga que o que mais lamentou foi terem usado um artigo dela com um enxerto elogiando um político. Tais textos, Freud explicaria, são feitos por pessoas que, se assinassem seu nome, não teriam a menor chance no botão forward (encaminhar) da caixa postal eletrônica. Então, roubam o nome alheio para que os ingênuos e mal-informados passem adiante. E o autor pirata desfruta da glória de estar sendo lido na Internet. Infelizmente, o crime de lesa-propriedade intelectual fica impune na rede. Agora mesmo, usa-se a internet à larga para fazer campanha eleitoral. E, como a Internet aceita tudo e encobre os autores, circulam mentiras, calúnias e difamações livremente.

No meu caso, tenho sugerido aos amigos que enviem de volta o e-mail recebido, para entupir as caixas postais dos irresponsáveis que passam adiante textos mentirosos e que assim façam todos sucessivamente, até que o autor original da mentira tenha o seu computador congestionado até o fim dos tempos.

Alexandre Garcia

20 comentários:

  1. Vc é do PT... tenha vergonha na cara de apoiar
    esses safados, que não honrraram sua ideologia,
    e se conrroperam ao poder.

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus que é só um boato.Você é um excelente profissional e que honra a sua cidadania.Parabéns por você ser assim, a Rede Globo e nós público brasileiro que tem o privilegio de ouvi-lo.
    Saúde e muito sucesso, você merece!

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente que ótimo tempos modernos em que vivemos! Hilário!
    Acabei de ouvir a respeito de um tal Marcelo Nascimento Rocha e ao comparar tal história acontecida com o jornalista, vejo que o grande culpado seja o intelecto daqueles que não questionam e tudo aceitam. Quem disse que ser cético é algo ruim e pejorativo! Sou cético até enquanto a isto...?

    ResponderExcluir
  4. sergio luiz rodrigues5 de outubro de 2010 às 14:06

    Pô, que alivio pois fui pego de surpresa mesmo porque admiro profundamente o Alexandre Garcia desde tempos antigos em outra emissora.O mais grave é que passei o tal e-mail para um amigo e a um dos meus filhos;imperdoavel e já estou me redimindo.Aliás, o Alexandre é bom em qualquer emissora desse paiz.

    ResponderExcluir
  5. hahahha....acabei de receber esse e-mail!....para confirmar, coloquei no google "alexandre garcia demitido da globo" e logo veio o seu depoimento contrário. reenviei o e-mail, mas coloquei o endereço desse site para informar os mal informados. MUITA FALTA DO QUE FAZER!...Continuo te assistindo Alexandre!
    Thaís

    ResponderExcluir
  6. Alexandre Garcia é um dos melhores e mais competentes jornalistas do Brasil, seria bom que ele fosse para a Rede Record.

    ResponderExcluir
  7. Recebi o email e comentei com vários amigos meus. Agora me sinto obrigado e refazer os comentários com o fato verdadeiro. Realmente a industria da desinformação é grande. Se quiser esconder algo que vazou para a mídia o macete não é negar mas sim difundir o maior número de versões fantasiosas possíveis, no fim o fato e a mentira acabam se fundindo e em uma investigação preliminar obtem-se geralmente as mentiras difundidas o que acaba não levando a uma investigação profunda do caso.

    ResponderExcluir
  8. Uma mentira dita mil vezes acaba se transformando em verdade.

    ResponderExcluir
  9. Interessante seu comentário sobre o prazer que um autor-anônimo-pirata desfrutaria da glória de estar sendo lido na Internet, sem que saibam que foi ele quem escreveu. Aliás, que prazer haveria em se apresentar como um medroso anônimo, sem coragem de se identificar?

    Quanto à veracidade das informações que enviam, temos um grande amigo - o Google, embora às vezes precise de uma certa paciência para averiguar as informações.

    E foi justamente a pesquisa no Google que me apresentou seu blog. E descobri, inclusive, que a mentirosa notícia está com prazo de validade vencido.

    Jurema Cappelletti

    ResponderExcluir
  10. Li esse depoimento de Alexandre Garcia num jornal online
    de Brazilia de 2008:
    http://www.melodia93.com.br/Sessao.aspx?cod=76

    Valter-Guarujá

    ResponderExcluir
  11. a globo e´maior q arecord ?

    ResponderExcluir
  12. Este e-mail falso trouxe uma variável positiva: aguça a importância da liberdade de expressão no país!
    Insta o povo contra leis de mordaças. Aviva o sentimento da manutenção da liberdade. Continue firme ALEXANDRE GARCIA!

    ResponderExcluir
  13. Esse Vini é um débil apolítico desinformado. Alexandre Garcia é o único reporter que faz comentários verdadeiros, objetivos e com sugestões exequíveis de responsabilidade econômica e social. Se a TV tivesse vergonha na cara não teríamos outros(as) diferentes dele.

    ResponderExcluir
  14. Realmente não podemos acreditar em tudo o que nos dizem, é por isso que não acredito nesse texto, sou como Tomé,tenho que ver para crer,Alexandre Garcia deve vir a público exclarecer essa polêmica, pois ele deve saber o quanto é importante para a população que tenhamos uma voz em favor do povo tão sofrido e sabemos o que a mídia é capaz para calar a nossa voz.

    ResponderExcluir
  15. É como muitos dizem...o Homem criou a internet para ofuscar a sua total falta de intelectualidade. Alexandre Garcia, obrigado por você ser a voz do povo em meio a tantas cobras e tantos "cegos".

    ResponderExcluir
  16. O povo que não tem o que fazer...

    ResponderExcluir
  17. Acho você excelente comentarista, merece permanecer onde está. Não que eu goste da globo, mas porque não suporto as outras emissoras. Não se tem opção de jornalismo independente, em que o jornalista fala o que quer, sendo assim fica na globo mesmo que é a menos pior.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Não tenha medo e não deixes ser intimidado , pois um repórter e comentarista igual ao senhor, existem poucos. Por isso não há como ficar sem emprego. Por isso diga tudo que o povo brasileiro iria dizer nesse tipo de situação continue não pare jamais pois o povo brasileiro estar com o senhor!

    ResponderExcluir
  20. Se não é verdade, eu gostaria que realmente, isto tivesse acontecendo, se vç não é funcionário, mas é um alienado da empresa, mais nogenta que já pode existir no mundo, se é um alienado, claro que é conivente com as imudicis e perversões, que esta empresa, provoca no seu dia a dia, deicho aqui um recado para vç, aproveite e saia de la, curta o resto de dignidade que vç tem.

    ResponderExcluir