quinta-feira, 15 de abril de 2010

Governo dará reajuste aos aposentados

A oposição embarca em mais uma manobra eleitoreira e agora quer porque quer fazer bondades com o bolso alheio. Ela que tanto esbraveja contra aumento dos gastos públicos, das despesas com pessoal, e explora ao máximo o déficit da Previdência, abraçou a campanha por 7,7% de reajuste para os aposentados que ganham acima de um mínimo e está defendendo o que nunca fez antes pela categoria.

Vale lembrar que em janeiro deste ano, o governo federal reajustou por Medida Provisória em 6,14% os salários destes aposentados. Agora, líderes do governo e da base aliada acertaram uma elevação desse índice para 7%. A oposição, oportunisticamente, quer ampliá-lo para 7.7%.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo foi muito claro e firme: reiterou a proposta de índice anterior (7% no máximo) assinalando, porém, que realmente não tem "condições de obrigar nenhum líder a fazer o que o governo acordou com as centrais".

Já o ministro de Relações Institucionais Alexandre Padilha disse que o governo rejeita qualquer aumento acima de 7%. Segundo o ministro, o presidente Lula já precisou vetar reajuste para a categoria outras vezes e o governo está tranquilo quanto ao assunto.

Mesmo diante da posição dos ministros, os deputados da base - e da oposição, óbvio - reafirmaram a disposição de votar o reajuste maior de 7,7%, índice acordado no Senado. "(Mas) Queremos um acordo que englobe a Câmara e o Senado", afirmou o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN) em relação á matéria que, primeiramente, tem de ser votada na Câmara.

Do blog do Zé Dirceu

Um comentário:

  1. os aponsentados que ganham mais de 1 salalrio minimo vem sendo garfados ha mais de 12 anos isto provocou um empobrecimento enorme.Tera que ter aumentos bem maiores que este para que seu poder de consumo volte a ser o que era.

    ResponderExcluir