domingo, 23 de maio de 2010

50 anos da foto mais famosa de Alberto Días




Em 5 de março de 2010 completaram 50 anos do dia em que o fotógrafo cubano Alberto Díaz, conhecido como Korda, tirou a famosa fotografia em primeiro plano do argentino Che Guevara, com sua boina de guerrilheiro e o cabelo alvoroçado, uma das imagens mais reproduzidas, veneradas e comercializadas do século XX.

Em 5 de março de 1960, Che, decretado cubano de nascimento por seu companheiro de armas Fidel Castro, assistia com outros líderes da revolução recém-nascida ao funeral de quase 100 vítimas do atentado que sofreu na véspera, no porto de Havana, o navio francês La Coubre, carregado de armas.

A imprensa cubana lembra que aquele era um dia cinza e de inverno e que Korda não havia previsto a importância da imagem captada com sua câmara Leika, a qual, anos depois, percorreria o planeta em capas de livros, cartazes políticos, fachadas de edifícios e camisetas da moda.

Próximo ao guerrilheiro argentino estavam os intelectuais franceses Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, perseguidos por Korda, fotógrafo do periódico Revolución.
O Instituto de Arte de Maryland – EUA, a denominou “A mais famosa fotografia e maior ícone gráfico do mundo do século XX”. É a imagem mais reproduzida de toda a história.

2 comentários:

  1. Tive a honra e a emoção de cumprimentar o CHE em 1961 no antigo aeroporto do Galeão. Estava fardado como sempre,muito alto e LINDOOO!! Lamentei muito a sua morte. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Noooooossa Tia Vania, arrasou!!!!
    Morri de inveja!!!
    Ah se fosse euzinha no seu lugar....sei não...sei não...rs

    Tem uma troca de cartas do Che com uma mulher desconhecida que acho fantástica e conto aqui:

    Em carta a mulher perguntava para Che se eram parentes por terem o mesmo sobrenome Guevara.
    Che respondeu que não sabia, mas que desconhecia de algum parente que vivia onde ela morava. Porém "se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos mais que parentes somos companheiros".

    Lindo demais!!!

    ResponderExcluir