quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ciência e tecnologia nas mãos de quem entende: os cientistas

O sucesso do PAC da Ciência e Tecnologia implementado no Brasil em 2007 se deve ao fato dele ter sido elaborado e estar sendo executado em parceria com cientistas e pesquisadores de todo o País -- ninguém melhor do que eles para montar os projetos prioritários e dar a destinação correta aos R$ 41 bilhões disponibilizados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, afirmou o presidente Lula durante seu discurso na abertura da 4a. Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada nesta quarta-feira (26/5) em Brasília.

O presidente agradeceu as palavras elogiosas do secretário-geral da Conferência, Luiz Davidovich; do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antônio Raupp; e presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis; e afirmou que é preciso provocar a sociedade brasileira a acreditar nela mesma. Quando isso acontece, os resultados são sempre positivos.

Para o ministro Sérgio Rezende, muito elogiado pelo presidente, o País está criando agora as bases para a próxima década. “Hoje há muito mais pessoas interessadas na ciência, na tecnologia, em campos que são importantes para o nosso desenvolvimento”, afirmou.

Lula afirmou que pediu ao ministro Rezende que avisasse aos cientistas e pesquisadores brasileiros que o orçamento de 2011 será apresentado pelo governo até agosto deste ano e que nele será colocado um “pouquinho mais de dinheiro” para a ciência e tecnologia no País.

Ainda falta fazer muito, nós estamos apenas começando. Um começo excepcional, mas ainda falta muito. Deus queira que a gente tenha como consciência a seguinte idéia: quanto mais a gente fizer, mais vocês têm que reivindicar. Porque o dia que vocês pararem de reivindicar, não haverá motivação para que a gente trabalhe o tanto que estamos trabalhando. É assim que vejo a sociedade, é exatamente assim que vejo a relação entre Estado e sociedade, entre o governo e a sociedade.

(…) Ou seja, as pessoas conquistam uma coisa hoje, querem outra amanhã, e assim nós vamos fazendo com que haja uma evolução neste País. O dado concreto é que nós hoje temos um novo paradigma no País. Quem entrar tem que saber que não é o paradigma do zero, é o paradigma do cinco, do seis, do quatro, do oito, do nove e do 10.

CPI DA LUNETA

Em dado momento em seu discurso, o presidente Lula brincou com o ministro Sérgio Rezende, que o presenteou com uma da lunetas que foram compradas em 2009 -- ano internacional da astronomia -- para serem distribuídas em escolas públicas. Segundo Lula, a luneta não funciona -- e talvez justamente por isso tenha sido dada a ele de presente, porque caso contrário poderia gerar problemas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário