sexta-feira, 28 de maio de 2010

Propaganda demo foi eleitoral e não partidária - Por José Dirceu


Indiscutível: foi campanha eleitoral escancarada, ilegal, antecipada, fora do período permitido pela legislação, a presença do candidato da oposição ao Planalto, José Serra (PSDB-DEM-PPS) na rede nacional de "propaganda partidária" - que disso não teve nada - do ex-PFL-DEM exibida na noite de ontem em cadeia de rádio e TV.

Por quê? Porque Serra, além de não ser filiado ao DEM, partido que tinha direito de fazer aquela propaganda, ocupou 75% do tempo de 10 minutos do programa. Assim, o que fez foi campanha eleitoral tanto por sua apresentação; como pelos temas que tratou; quanto por expor o slogan “O Brasil pode mais” seu mote na disputa desse ano.

Mas, como não somos adeptos da judicialização da campanha, o que interessa é que o DEM e Serra retomaram o tema da segurança pública, além dos auto-elogios ao seu governo FHC/Serra - o DEM integrava a administração e Serra foi ministro do Planejamento e da Saúde por oito anos.

Oposição tentou organizar até o impeachment de Lula

Retomaram, ainda, a velha e batida acusação de que o PT prega a divisão do país entre classes sociais, quando o governo Lula é exatamente um exemplo mundial do oposto e o país nesse período viveu uma era de inclusão e evolução sociais. Exemplo sim de um governo sem crises institucionais, que promoveu mudanças e reformas sem violência, sem transgredir qualquer lei, muito menos a Constituição.

O presidente Lula conduz há quase oito anos uma gestão de respeito aos poderes Legislativo e Judiciário, e acatamento às decisões contrárias ao Executivo. Exemplo? O fim da CPMF, decidido no Congresso Nacional e que custou aos cofres públicos - por pura irresponsabilidade da oposição - um corte de R$ 40 bi no orçamento da Saúde do dia para a noite.

Esse é um governo que dialoga com todos os setores da sociedade, respeitou e respeita sim a oposição política - registre-se, sem reciprocidade - a liberdade de opinião, manifestação, reunião e organização, sem jamais ter reprimido qualquer ato dos adversários. Já a oposição não pode dizer o mesmo.

Várias vezes tentou desestabilizar o governo. Ainda bem que não conseguiu. E tentou no tapetão mesmo (no vale tudo) derrubar o presidente Lula tendo chegado, inclusive, a procurar organizar o seu "impeachment". Vocês se lembram...

Nenhum comentário:

Postar um comentário