quarta-feira, 30 de junho de 2010

Em crise, fazendo água, com debandada ...

Sérgio Guerra desesperado (foto)


Tudo de ruim continua acontecendo na campanha do candidato da oposição ao Planalto, José Serra (PSDB-DEM-PPS). A candidatura continua em crise, fazendo água, e as pesquisas confirmando que o 2º lugar para ele veio para ficar. O Vox Populi reitera o 1º lugar da candidata do presidente Lula, do governo, PT e partidos aliados, Dilma Rousseff - ela com 40%, ele com 35%. Igualzinho o IBOPE atestou há uma semana atrás. Agora mais um partido ameaça debandar e desembarcar do barco serrista, o PSC.

Seu principal aliado mais à direita, o DEM, começou uma convenção nacional às 7 hs de hoje em Brasília, sem nada decidido e na qual tudo pode acontecer. Continua sem aceitar a chapa puro-sangue com o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) para vice, mas também não definiu um nome próprio para a vaga, nem tem certeza se pretende continuar aliado a Serra. Se bem que esse é o resultado mais provável já que o partido não tem para onde ir.

Até o ex-presidente Fernando Henrique, que haviam programado esconder na campanha, foi trazido de volta de seu giro no Exterior. Voltou à ribalta e participou da rodada paulista da série de reuniões que PSDB e DEM promoveram em São Paulo e em Brasília, que vararam madrugadas (da 2ª, 3ª e dessa 4ª feira) mas não chegaram a lugar nenhum. PSDB e DEM já chegaram a um consenso, porém, em torno de alguns pontos nessa mais recente crise que enfrentam e que tem nome e sobrenome - Álvaro Dias.

Todos concordam que a desastrada escolha do senador paranaense fez um estrago na candidatura presidencial e na campanha que nem os adversários poderiam fazer maior; ampliou (e muito) as possibilidades de derrota de Serra, medo já externado publicamente por FHC, pelos presidentes nacionais do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ) e do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE) e pelo presidente de honra dos demos, o veterano ex-senador Jorge Bornhausen (SC); e que o futuro (deles) a Deus pertence, podendo chegar na convenção de hoje até a ruptura do DEM com o PSDB, como admitiu FHC.

A conferir...

Do blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário