segunda-feira, 21 de junho de 2010

Lula faz reunião de emergência com governadores de Pernambuco e Alagoas


Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou, na noite de hoje (21), que não faltarão recursos para socorrer os atingidos por fortes chuvas desde a última quinta-feira (17) em Pernambuco e Alagoas, em reunião com os governadores pernambucano, Eduardo Campos, e alagoano, Teotônio Vilela Filho.

De acordo com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Lula convocou para amanhã (22), pela manhã, uma reunião do Gabinete de Crise, coordenado pela Casa Civil e pelo Gabinete de Segurança Institucional, para, junto com autoridades dos dois estados, avaliar os estragos e a forma de envio de ajuda.

“Ainda não estão fechadas estimativas de recursos e isto será detalhado amanhã na reunião do Gabinete de Crise”, disse Padilha. “O presidente Lula orientou a mobilizar todos os recursos federais dos ministérios da Defesa, do Exército e da Integração. O que demos segurança para os dois governadores e para a população dos estados é que não faltarão recursos do governo federal”, acrescentou o ministro.

Padilha informou que há recursos da Medida Provisória 490, editada na semana passada, para liberação imediata. O ministro disse ainda que o governo federal estudará maneiras de liberar esses recursos sem a exigência de projetos.

“Temos uma ação emergencial que é garantir água, comida e energia elétrica que não dependerão de projetos entendendo que é uma situação totalmente excepcional”, disse o ministro, que revelou que há orientação do presidente para que o Ministério das Cidades estude a dispensa de projetos também para obras de recuperação das cidades.

De acordo com Padilha, Lula pediu às empresas de energia elétrica e de telefonia que montem esquemas emergenciais para que os serviços sejam restabelecidos nos municípios atingidos pelas enchentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário