sábado, 31 de julho de 2010

Ibope: Dilma ganha em todas as frentes


Tornada pública desde a tarde dessa 6ª feira (30.07), a pesquisa IBOPE/Rede Globo/O Estado de S.Paulo mostrando Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) ganhando a disputa presidencial de José Serra (PSDB-DEM-PPS) em todas as variáveis e itens pesquisados, é uma pá de cal na campanha da oposição.

Principalmente por Dilma já ter atingido esses patamares dois dias antes do início da série de entrevistas dos presidenciáveis no Jornal Nacional da Rede Globo (2ª próxima); a uma semana do primeiro debate entre eles (6ª próxima, na Rede Bandeirantes); e a pouco mais de duas semanas do início dos programas de propaganda eleitoral no rádio e TV em rede nacional (17 de agosto).

Pelas diferenças de metodologia entre os diversos institutos de pesquisa, era esperada uma vantagem de dois pontos percentuais para nossa candidata, o que seria uma média entre as sondagens eleitorais do Data Folha e do Vox Populi. Mas o fato é que essa pesquisa IBOPE deixa Dilma numa situação confortável em todas as variáveis em relação ao adversário Serra.

Ela ganha no voto estimulado e espontâneo; quanto a rejeição; a votação no 2º turno; sobre quem a população acredita que vencerá nesse 2º turno; entre as mulheres, homens e jovens; e com votação homogênea em todas as faixas de renda e etárias.

A pesquisa mostra Dilma ganhando de Serra hoje no voto estimulado - 39% a 35% - e no 2º turno - 46% a 40%. Por regiões, a sondagem eleitoral mostra nossa candidata na frente nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A única exceção hoje é o Sul, mas também nessa região ela caminha para, pelo menos, um empate (leia post acima).

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário