terça-feira, 6 de julho de 2010

Intel anuncia avanços na tecnologia que possibilita energia elétrica sem-fio


06 de July de 2010
A Intel anunciou hoje que seus pesquisadores conseguiram melhorar a tecnologia de transmissão de energia sem necessidade de fios para um estágio em que é possível uma transmissão estável da corrente elétrica para receptores em movimento. A transmissão pode ser feita em praticamente qualquer direção e em uma distância de até 70cm, informou a companhia, em comunicado.

Para a transmissão da energia elétrica pelo ar, sem a necessidade de cabos, a corrente elétrica é enviada por meio de uma bobina localizada no final da fonte e o campo magnético resultante ressoa em uma freqüência específica. Nessa freqüência, a bobina de recepção WREL (Wireless Resonant Energy Link Technology, ou tecnologia para a transmissão sem fio de energia ressonante) pode coletar a energia e entregá-la ao dispositivo.

A Intel aponta potenciais aplicações futuras para a WREL, entre elas, os transmissores WREL integrados a mesas poderiam carregar dispositivos móveis como telefones e notebooks automaticamente. O marca-passo cardíaco poderia extrair a energia por meio da WREL, tornando assim o uso de fios subcutâneos obsoleto. Controles remotos, fones de ouvidos bluetooth ou o teclado e o mouse também são dispositivos que se beneficiariam enormemente da energia wireless. (Da redação, com assessoria de imprensa)

Intel Corporation é a contração de Integrated Electronics Corporation, empresa multinacional de origem americana fabricante de circuitos integrados, especialmente microprocessadores. ...
Companhia responsável pela produção da maioria dos microprocessadores em computadores pessoais PC-compatíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário