sexta-feira, 30 de julho de 2010

Lula conversa por telefone com presidente eleito da Colômbia sobre crise com a Venezuela


Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil


Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou na manhã de hoje (31), por telefone, com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manoel Santos, para tratar do desentendimento entre a Colômbia e a Venezuela.

O balanço da conversa foi positivo, afirmou o porta-voz da presidência, Marcelo Baumbach. “O presidente Lula considera que foi uma conversa bastante positiva e que ajudou nessa preparação para uma distensão do cenário.”

Na última semana, o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, afirmou que a percepção brasileira era de que a posse de Santos facilitaria a retomada do diálogo entre Colômbia e Venezuela. Lula irá à Colômbia no próximo dia 7 para a cerimônia de posse do novo presidente.

Sobre as críticas feitas ontem por Uribe às declarações do presidente Lula sobre o conflito, o porta-voz reafirmou que Lula não irá comentar o assunto e que considera esse episódio superado.

O conflito entre a Venezuela e a Colômbia teve início na semana passada, quando o embaixador da Colômbia na Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Alfonso Hoyos, apresentou supostas provas sobre a presença de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) na Venezuela.

Em seguida, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, qualificou de mentirosas as acusações e rompeu relações diplomáticas com a Colômbia. Para Chávez, as acusações são parte de uma "desculpa" para justificar a intervenção armada da Colômbia em seu país. Chávez acredita que essa intervenção conta com o apoio dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário