domingo, 29 de agosto de 2010

Aeroportos estarão prontos até 2014


Levantamento da INFRAERO apresentado há poucos dias em congresso sobre transportes na Copa do Mundo mostrou que dos 16 aeroportos nacionais que servirão ao campeonato de 2014 (leia nota acima), nas 12 cidades-sedes brasileiras, nove enfrentam problemas durante os horários de pico.

São Cumbica (Guarulhos); Confins (BH); presidente Juscelino Kubitschek (Brasília); Salgado Filho (Porto Alegre); São José dos Pinhais (Curitiba); Luís Eduardo Magalhães (Salvador); Pinto Martins (Fortaleza); Várzea Grande (Cuiabá) e Augusto Severo (Natal).

Os estudos apontam que poderão estar congestionados até 2014, também os aeroportos Eduardo Gomes (Manaus), Viracopos (Campinas) e Pampulha (BH) e o do Recife. O Galeão (Rio) é o único da lista da INFRAERO livre de problemas de congestionamento, atuais ou futuros. O Santos Dumont (Rio) e Congonhas (SP) têm limitações por estarem localizados em áreas urbanas.

Ainda que as estimativas da INFRAERO indiquem que o tráfego aéreo brasileiro vá crescer 51% de 2009 até 2014 (um milhão de turistas estrangeiros e um milhão e meio de viajantes domésticos apenas nos dois meses da Copa), é evidente que o governo e a estatal vão fazer os investimentos necessários (R$ 6 bi nas obras de infraestrutura) e os aeroportos estarão prontos em 2014.

Cumpre ressaltar que, ao contrário do que quer fazer crer a mídia, os nossos aeroportos estão lotados não em função da futura Copa ou da falta de atenção do governo, mas em consequência do vertiginoso crescimento da demanda interna, pelo fato de a população estar viajando mais graças à distribuição de renda e o aumento do emprego e do crédito promovidos no governo Lula.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário