terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pesquisa CNT/Sensus - Dilma chega 18% de vantagem sobre Serra e não para de subir

Pesquisa CNT/Sensus divulgada na manhã de hoje traz o que já se tornou uma espécie de mantra nestes levantamentos: com 46% das intenções de voto do eleitorado, a candidata a presidente, Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) continua a liderar e venceria no 1º turno. Ela teria mais votos do que a soma de todos os demais candidatos.

Seu adversário da coligação de direita PSDB-DEM-PPS, José Serra, está com 28,1% dos votos. Os números de eleitores indecisos e de votos nulos e brancos continuam a cair - 11,7% e 5,1% respectivamente. O instituto Sensus entrevistou 2 mil eleitores em 136 municípios de 24 Estados de 6ª a domingo pp. A margem de erro da sondagem é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea (quando os eleitores citam em quem votarão sem que lhes sejam apresentados nomes de candidatos) Dilma já tem 37,2% contra 21,2% de Serra. Num cenário em que haja 2º turno entre Dilma e Serra, a vantagem também é da petista - 52,9% contra 34% do tucano. Na CNT/Sensus anterior, Dilma vencia por 48,3% a 36,6%.

A pesquisa trouxe, também, os índices de rejeição atuais aos candidatos. Neste item, 40,7% dos eleitores afirmam que não votam em Serra de jeito nenhum. O índice de rejeição de Dilma é de 28,9%.

Esta CNT/Sensus da manhã de hoje confirma, ainda, outro ponto comum nas demais pesquisas no quesito expectativa de vitória: para 61,8% dos entrevistados, independentemente do candidato em quem vão votar, Dilma já ganhou a eleição. Só 21,9% ainda crêem que o vencedor será Serra.


Do Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário