quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sensus no JB: Eleição está definida


Se as eleições fossem hoje, a candidata a Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, seria eleita no primeiro turno. Segundo pesquisa CNT/Sensus divulgadas ontem, as eleições estão tecnicamente definidas. Levando em conta apenas os votos válidos, a petista contaria com 55,3%, superando a soma dos votos de todos os outros candidatos. Já ao considerar o total das intenções de voto - incluindo brancos, nulos e indecisos - Dilma tem 46% contra 28,1 de José Serra (PSDB) e 8,1% de Marina Silva (PV).
Enquanto 28,9% dos entrevistados afirmam que não votariam em Dilma, a rejeição a Serra chega a 40,7%. O percentual é considerado alto. Para os coordenadores da pesquisa o cenário é cada vez mais dificil de ser revertido.
Para o presidente da CNT, Clésio Andrade, além da transferência de votos do Presidente Lula para Dilma, contam para a melhora do desempenho da candidata, as críticas de Serra ao governo e a qualidade dos programas eleitorais do PT na televisão.
- Ela (Dilma) conseguiu encarnar como candidata do presidente, como braço direito dele - avalia.

Propaganda eleitoral

As inserções na TV se mostram grande aliado na campanha da petista. Entre quem declarou ter assistido a propaganda eleitoral, 56% consideraram o programa de Dilma o melhor, contra 34% de Serra e 7,5% de Marina.
Quando são levadas em conta as regiões do país, o tucano se sai melhor que Dilma apenas no Sul, onde tem 47,8% da preferência do eleitorado, contra 35,7% de Dilma.
O melhor desempenho da petista continua no Nordeste, com 62,1%, onde Serra conta com apenas 19,8%. No Norte e Centro-Oeste os números se apresentam iguais com Dilma tendo 45% e Serra 25,5%. No Sudeste, são 39,2% a 27,6%, respectivamente.
Entre os que afirmaram votar na petista, 49,9% são homens, e outros 42,9% são mulheres. Serra inverte: 29,4% dos que disseram votar nele são mulheres, e outros 28,7% são do eleitorado masculino.
A pesquisa, registrada no TSE sob o número 24.903/2010, ouviu 2 mil entrevistados em 136 municípios, entre 20 e 22 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos. Brancos, nulos e indecisos somam 16,8% do total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário