segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Leitores descobrem jogadas dos jornalões

Os grandes jornalões e revistas pensam que seus leitores não descobrem as jogadas que fazem e a campanha escancarada - mas não assumida- que promovem pró-candidato da oposição à presidência da República, José Serra (PSDB-DEM-PPS).

Percebem, sim, tanto que estão chamando Rubnei Quícoli de "vigarista", "criminoso" e "escroque" e acusando a Folha de S.Paulo de "denuncismo ridiculo" e "insanidade total" por dar guarida a ele. O registro é de ninguém menos que a ombudsman do Folhão, Suzana Singer, em sua análise semanal de ontem.

Rubnei Quícoli, ora chamado de "consultor", ora de "empresário" é o autor das denúncias de tráfico de influência na Casa Civil que detonaram este último escândalo. Em 2007 ele ficou 10 meses preso por receptação de carga roubada e uso de moeda falsa.

Vale tudo, até críticas velhas

E o Folhão deu manchetes no alto de páginas e quase duas páginas no domingo para assunto velho que aparece ora no Estadão, ora no Globo, ora nela mesmo (Folha) sempre na mesma toada: "Governo Lula esvazia as agências reguladoras". Dizer que estas agências estavam sucateadas, sem funcionários, quando o presidente Lula assumiu o governo em 2003, nem pensar!

Já o Estadão, naquela série que vem sustentando com sociólogos - uns mais, outros menos expressivos e até sociologo desconhecido, vale tudo - deu uma página de pingue-pongue neste domingo para o sociólogo Fernando Henrique Cardoso. Nenhuma novidade, nenhum fato novo na entrevista, nem análise inédita. Gratuito, só para o ex-presidente criticar o governo Lula do começo ao fim da entrevista.

Tudo para fazer campanha pró-José Serra. A Folha foi capaz meses atrás de dar manchete de capa e várias páginas durante dias para uma ficha falsa da candidata Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) que o jornal recebeu por e-mail (na verdade, um spam), mas esconde o prontuário do denunciante Rubnei Quícolo.

Só não contava com esta: que os leitores percebem claramente que tanto a denúncia dele como a última da VEJA são factóides puros, farsas de um jornalismo de campanha, um apoio descarado e aberto a candidatura de José Serra, só possível pelo silêncio conivente da Justiça Eleitoral. Fosse o contrário já estaríamos sendo multado, ou perdendo horário eleitoral, ou mesmo sendo acionados pelo Ministério Publico Eleitoral. Sinal dos tempos que vivemos...

Do blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário