sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tucano em cenas de machismo explícito - Por José Dirceu


Recebi durante todo o dia - na verdade, desde ontem - e-mails de leitoras revoltadas com o que consideram manifestação de machismo do candidato da oposição ao Planalto, José Serra (PSDB-DEM-PPS) no encerramento de sua campanha eleitoral no Triângulo Mineiro - Uberlândia (MG).

Por dar-lhes razão e solidarizar-me com sua revolta, publico aqui alguns dos protestos que me foram enviados por eleitoras. "O senhor José Serra - queixa-se uma delas - está, como todos sabem, fazendo uma campanha em que apela para preconceitos e explorações as mais baixas. Em geral, faz isso com ataques desrespeitosos a Dilma Rousseff".

"Hoje (ontem), porém, ele ofendeu - prossegue a leitora - a todas as mulheres. Ao pedir a eleitoras, em Uberlândia, que conseguissem mais votos, ele se superou, se é possível dizer que se supera quem desce ao preconceito mais vil contra a mulher. Em lugar de pedir que lhe conquistassem votos com argumentos políticos, sugeriu que elas fizessem um leilão de seus atributos físicos."

Ofensa às mães, esposas, amigas, filhas, netas...

Vou reproduzir textualmente, também, e conforme veiculada no UOL, a frase de José Serra que, concluo, lhe tirou ainda mais votos entre as mulheres: “Se você é uma menina bonita, tem que conseguir 15 votos. Pegue a lista de pretendentes e mande um e-mail. Fale que quem votar em mim tem mais chance com você.”

Outra leitora externa assim o seu protesto: "Cercado por grupos de batucada e fanfarra contratados, além de cerca de cinco ônibus vindos de Belo Horizonte com militantes que recebem R$ 40,00 por dia, Serra faltou ao respeito com todas as mulheres que, a cada dia, lutam por conseguir ver reconhecida sua capacidade intelectual e política, que não é em nada inferior à dos homens."

"Dessa forma - prossegue - votar em Dilma, além de ser um ato de reconhecimento a esta luta, passou a ser algo que toda mulher e que todo homem que as respeita deve fazer contra este tipo de visão. Ela é odiosamente machista e agride a inteligência e a dignidade de nossas mães, esposas, amigas, filhas e netas. Pergunte a uma delas se ela aceitaria fazer o que Serra sugere. Não é preciso mais para que qualquer pessoa entenda que tipo de homem é ele."

Nenhum comentário:

Postar um comentário