terça-feira, 23 de novembro de 2010

No Rio minimizam onda de ações criminosas

Enquanto as ações criminosas prosperam, intensificam-se e implantam o terror no Rio, o governador Sérgio Cabral e o comandante da PM, coronel Mário Sérgio Duarte vão na mesma linha de minimizar o problema adotada pelo secretário da Segurança Pública, José Mariano Beltrame.(leia o Destaque de hoje).

Segundo as autoridades fluminenses, Beltrame à frente, estas ações seriam represálias à ocupação de 13 comunidades pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Cabral e o coronel comandante da PM reforçam a tese: os ataques são orquestrados por uma facção criminosa em represália às UPPs.

Ninguém fala que elas podem resultar de ordens dos grandes comandos que controlam o crime na Capital. Ainda segundo o coronel, os ataques que aconteceram nesta 2ª feira seriam uma represália especialmente à ação realizada pelo 41º Batalhão da Polícia Militar (41º BPM) na cracolândia carioca, quando muitos usuários de crack foram detidos.

Ou revisam políticas, ou o crime continua a imperar

O secretário Beltrame diz que a transferência de presos ligados ao tráfico de drogas de prisões no Rio para presídios federais - entre os quais o de Catanduvas (PR) - também pode ser uma das causas dessas barbáries. Ele adiantou estar fazendo uma seleção de nomes de criminosos ligados ao tráfico para serem transferidos a presídios federais. Feita esta lista, anunciou, o setor de inteligência da polícia vai analisar presos que tiveram influência nas ações criminosas para verificar a possibilidade de transferi-los.

Melhor fariam estas autoridades se revisassem suas políticas para os presídios. Estes continuam sem acompanhar as mudanças - todas necessárias - na política de segurança do governo do Rio de Janeiro, começando pelas UPPs e pelo combate sem tréguas ao crime organizado e ao narcotrafico.

Não há alternativa: ou revisam essas políticas ou, sem uma mudança radical no sistema prisional, hoje praticamente controlado pelo crime organizado, vamos continuar assistindo às cenas dramáticas desses últimos dias e que infelizmente se tornaram rotina.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário