sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Petrobras confirma nova descoberta na Amazônia


A Petrobras confirmou nesta sexta-feira a descoberta de indícios de petróleo e gás na Amazônia. O TLD (Teste de Longa Duração) no poço Igarapé Chibata 1, na bacia do Solimões.



Essa perfuração, que chegou a 3.485 metros, está situada no município de Tefé (AM), a 640 quilômetros de Manaus. Os primeiros dados apontam que o poço tem capacidade de produção de 2.500 barris de óleo por dia.

Se comparado ao poço de Tupi (camada pré-sal), que pode chegar a 30 mil barris/dia, essa produção na região amazônica é bastante tímida. Mas para os padrões da região, a Petrobras considera um "excelente resultado".

O óleo é de ótima qualidade, com grau API de 46º, numa escala que vai até 50º. Essa medida revela a densidade do petróleo, que determina seu aproveitamento. Quanto maior é o grau, mais leve é o óleo, com maior possibilidade de utilização.

Na bacia de Campos, por exemplo, maior polo de produção do país, a média do petróleo lá encontrado varia de 17º a 22º, petróleo considerado pesado. Para se aproveitar melhor esse petróleo, é necessário condições de refino mais avançadas e caras. O óleo leve tem um processo de refino mais simples.

A Petrobras detém 100% do bloco SOL-T-171, onde está situada a descoberta. Segundo a companhia, estão previstas novas perfurações e aquisições de dados de pesquisa naquela região. Não foi feita qualquer estimativa acerca de volumes na região.

Folha.com

Um comentário:

  1. PETRÓLEO DESCOBERTO NA AMAZÔNIA FOI
    ANUNCIADO PELA PRIMEIRA VEZ NOS ANOS 50
    “O ministro Juarez Távora - através de uma longa exposição radiofônica - compara o potêncial de produção da bacia amazônica à Venezuela e previa, para o final da década de 1950, que metade do petróleo consumido no Brasil seria proveniente da região.” Leia em: http://politicaeconomicadopetroleo.blogspot.com/2008/02/hitoria-do-petroleo-no-brasil.html

    ResponderExcluir