quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Beneficiado pelo TSE, Garotinho é diplomado deputado


Ex-governador foi condenado por abuso de poder econômico, mas foi liberado

O ex-governador Anthony Garotinho (PR) foi diplomado nesta quinta-feira (16) pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro após ser beneficiado por uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em um processo movido contra ele por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Garotinho foi campeão de votos na eleição deste ano.

Por conta da ação, o ex-governador estava impedido de assumir o mandato como deputado federal.

- Enfim houve justiça. Não é justo alguém ser condenado por ter feito uma entrevista de rádio como eu fiz em junho de 2008 com a então candidata Rosinha. Se isso for prevalecer, não vai sobrar radialistas, repórteres e apresentadores.

Apresentador de um programa de rádio em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, Garotinho foi processado pelo Ministério Público Eleitoral por entrevistar a esposa, meses antes das eleições municipais que elegeram Rosinha prefeita da cidade.

No entanto, o TSE concluiu que houve irregularidades na primeira fase do processo que investigava o casal e que o mérito do caso foi julgado sem que o juiz eleitoral de primeira instância analisasse completamente o inquérito. Garotinho, cuja intenção inicial era candidatar-se ao governo do Estado, disse que sofreu perseguição.

- O TRE-RJ atropelou a lei. Feriu o devido processo legal, tinha que devolver ao juiz que colheu as provas. Fui vítima de um processo de perseguição política forte no Rio de Janeiro por parte de grupos adversários que não queriam minha candidatura a governador, mas o povo respondeu com mais de 700 mil votos, a maior votação que um deputado federal já teve no Rio de Janeiro.

A decisão do TSE também representou uma reviravolta para Rosinha, que estava afastada da prefeitura de Campos, onde já estava marcada uma nova eleição municipal, para fevereiro de 2011.

- Ainda podemos acreditar na justiça no Brasil. Me tiraram sete meses do meu mandato por causa de uma entrevista a uma rádio, não conheço nenhum outro caso assim no Brasil. A justiça foi feita, embora com prejuízos. Ninguém vai poder voltar no tempo, agora é retomar e dar continuidade ao meu governo em Campos.

Garotinho foi à cerimônia de diplomação acompanhado da mulher e da filha, Clarissa, também diplomada deputada estadual pelo Rio.

R7 NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário