terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Lula diz que 2012 será um ano especial para o Nordeste


O ano de 2012 promete ser um marco para a região Nordeste. É o ano em que serão inauguradas obras emblemáticas como o Canal de Transposição das águas do rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina. Outros projetos como a refinaria de Fortaleza também estarão em estado avançado.
Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a região, que teve durante tanto tempo investimentos e desenvolvimento sonegados por governantes anteriores, atualmente cresce a passos largos graças à decisão do governo de dar aos nordestinos as mesmas oportunidades que têm os cidadãos das demais regiões do país.

A declaração aconteceu durante a visita de Lula às obras da ferrovia Transnordestina. Na tarde desta segunda-feira (13), ele percorreu os quase 16 quilômetros de linha concluída entre os municípios de Salgueiro (PE) e Missão Velha (CE), onde discursou após assinar contratação dos lotes 2 a 11 do trecho Missão Velha – Pecém, no Ceará.

O presidente lembrou ao público presente que toda conquista foi obtida com “suor, lágrimas e sangue de muita gente neste país”, mas que tem valido à pena, porque o desenvolvimento brasileiro tem se dado de forma equilibrada, sem que nenhuma região tenha que deixar de ganhar para que outra ganhe.

Para Lula o que faltou nos governos anteriores foi “paixão”. “Era preciso a gente colocar uma coisa que faltava na política brasileira, que era a paixão, que era a emoção, o coração, o compromisso assumido de verdade, não com palavras, mas olhando no olho de cada mulher, de cada homem, de cada criança. E todos nós juntos dizendo que era possível a gente mudar as coisas.”

Lula lembrou que em seu primeiro discurso como presidente da República, em 2003, disse que queria garantir três refeições a todo povo brasileiro e que iria começar seu governo fazendo apenas aquilo que era necessário, para depois fazer o que fosse possível. “E depois, então, quando a gente menos esperasse, a gente estaria fazendo o impossível”, afirmou. “E isso aconteceu.”

O sucesso é resultado da arte de governo, planejar e assumir compromisso, definindo prioridades, disse o presidente. Ele afirmou que o desenvolvimento equilibrado de todas as regiões do Brasil vem acontecendo sem que nenhum estado esteja perdendo.

Visita ao Nordeste

Dando continuidade à visita pela região, o presidente irá fazer um sobrevôo de helicóptero no Eixo Norte das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional — de Juazeiro do Norte (CE) a São José de Piranhas (PB). Em seguida, ele visita as obras do túnel Cuncas I, no lote 14 do Projeto São Francisco na Paraíba.

Às 10h20, o presidente Lula segue de helicóptero para Salgueiro (PE), onde sobrevoa os lotes 04, 03 e 06 do Eixo Norte das obras do Projeto São Francisco, a fábrica de dormentes e a Ferrovia Transnordestina (municípios de Mauriti e Pena Forte (CE) e Salgueiro). Em seguida, participa de cerimônia de entrega de títulos de cessão de uso de casas em vilas produtivas rurais do Programa de Reassentamento de Populações do projeto São Francisco.

No começo da tarde ele participará da cerimônia de anúncio de investimentos da Fiat em Pernambuco, no aeroporto de Salgueiro (PE). A volta para Brasília está prevista para as 14h25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário