sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Tratado elimina necessidade de extradição


Reunidos em Foz do Iguaçu (PR), e dentro dos mesmos princípios de combate ao crime organizado e cooperação que rege as relações entre os países do continente (leiam post acima), os chanceleres dos quatro países que compõem o MERCOSUL (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), mais os de outras nações da América do Sul assinaram o Mandado Mercosul de Captura e Procedimentos de Entrega.

A partir dele, pessoas foragidas da Justiça que forem presas em um dos países sulamericanos signatários do documento serão devolvidas imediatamente ao de origem, sem a necessidade do processo de extradição.

É, também, mais um passo, agora no caminho jurídico da integração continental. Assinaram o acordo os ministros do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai (MERCOSUL), Bolívia, Equador, Colômbia e Peru.

Como vocês podem ver, um grande avanço. Possível através de uma política de respeito, diálogo e colaboração com os países vizinhos nossos e, sem dúvidas, fundamental para que lutemos contra o crime de forma séria, combativa e eficaz.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário