terça-feira, 25 de janeiro de 2011

25 de janeiro - aniversário de São Paulo - 457 anos


Autor:
lmstefanini

Do Blog de lmstefanini

Todos os anos é o mesmo discurso no aniversário de São Paulo. Enaltece-se a grandeza da capital, as possibilidades infinitas, a pujança econômica e o motor do país. Este aniversário, porém, poderia ser uma chance para se comemorar a vitória do povo brasileiro, que aqui se reuniu para construir uma metrópole.

São Paulo teve um crescimento ao longo do último século que foi sustentado pelo aumento de sua população, e devido principalmente ao fluxo migratório. Não há como pensar que sem este fluxo de pessoas a capital seria a mesma potência econômica que é hoje. O crescimento, porém, foi desordenado, nunca teve um planejamento moderno e esteve sempre baseado em conceitos antigos de especulação e perpetuação das desigualdades. Milton Santos definiu a cidade de São Paulo como a metrópole horizontal, fragmentada e corporativa.

Esta lógica de crescimento está mudando. O último Censo apontou que a população de São Paulo não cresceu e indica que houve um êxodo migratório. A cidade experimentará nos próximos anos, e pela primeira vez na sua história, um movimento de redução da sua população; e que pode não estar preparada para lidar, pois as políticas de crescimento ainda são antiquadas.

Seria então São Paulo uma cidade decadente? Não acredito totalmente, e acho que ainda há chance de pegar um novo bonde de crescimento, que poderia estar baseado em um exemplo de sustentabilidade e qualidade de vida. Da vontade do povo em crescer, inovar e construir eu não tenho dúvidas. Resta saber se os governantes e os donos do capital conseguem enxergar algo além de seus empreendimentos.

Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário