quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Belo presente para São Paulo


Não podia ser melhor. No dia em que a capital comemorava seus 457 anos, a Petrobras anunciou nova descoberta de óleo de boa qualidade nos reservatórios do pré-sal, no poço Carioca-Nordeste, na Bacia de Santos. Com isto, o Estado receberá mais royalties no futuro para investir em São Paulo em educação, saúde, cultura, inovação e, principalmente, em infraestrutura.

Seus governantes, atuais e futuros, quando os royalties chegarem ficam na obrigação de aplicar maciçamente nessa área e minorar a tragédia em que a cidade vive há décadas, passando por inundações praticamente todos os anos na temporada das chuvas de verão. As de agora castigam São Paulo já há dois meses e provocaram quase 30 mortes, as quatro últimas na noite do domingo.

Para isto é preciso que suas autoridades passem a dar prioridade ao social, o que todos nós sabemos, não é o forte dos tucanos que se encaminham para 20 anos à frente do governo do Estado - Geraldo Alckmin é governador pela 3ª vez - e de seus parceiros de governo, como o DEM do prefeito paulistano Gilberto Kassab. O prefeito continua DEM-PSDB até março próximo, depois vai mudar para o PMDB.

A cegueira dos que fazem oposição por oposição

É preciso que se preocupem não apenas com déficits, cortes de gastos e de investimentos, e contingenciamentos orçamentários, marcas tão comuns de todos os governos tucanos, e executem efetivamente as obras antienchentes que há anos mantém no papel. Ou, como no caso dos parceiros Gilberto Kassab/Geraldo Alckmin/José Serra, aplicam menos da metade do que destinam originalmente nos orçamentos anuais.

A descoberta da Petrobras, por outro lado, só reforça nossa posição reiteradas vezes registrada aqui nesse blog, de que todo esforço do governo, legal, administrativo, ou financeiro, seja do Orçamento da União, seja do BNDES para apoiar a empresa é bem vindo e pouco, dada sua importância para nossa economia e para o país estrategicamente.

Só não vê quem não quer, quem torce contra o Brasil ou, por puro despeito, faz oposição por oposição ao governo do PT.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário