domingo, 30 de janeiro de 2011

Berlusconi, uma caricatura latino-americana



O Brasil concedeu refúgio político ao escritor e ex-militante político Cesare Battisti, negando a extradição pedida pelo governo italiano. Battisti ainda está preso à espera da libertação a ser concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na volta do recesso a partir de 3ª feira próxima. Tudo decidido dentro do mais estrito respeito às leis. Mas, a Itália quer continuar a alimentar a polêmica.

Agora veio uma carta do presidente da Itália, Giorgio Napolitano, para a presidenta Dilma Rousseff cobrando uma decisão sobre o que já está decidido: pedindo a extradição de Césare Battisti. Na resposta a chefe do Estado brasileiro reitera que manterá a deliberação de seu antecessor, o presidente Lula, de conceder refúgio político e não extraditar o escritor.

Só pode ser mesmo coisa do governo direitista, neofascista do 1º ministro fanfarrão Sílvio Berlusconi! Cada vez mais o governo Berlusconi se parece com uma ditadura latino-americana, com um presidencialismo ditatorial e oligárquico.

Ele mantém controle e censura à mídia, usa o poder para fins pessoais e empresariais, aprova leis que eliminam a autonomia e independência do Judiciário e do Ministério Público, tudo para consolidar seu poder centralizador sobre a imprensa e favorecer os negócios de seu grupo empresarial e dos amigos.

Como vemos uma perfeita caricatura das antigas ditaduras familiares e oligárquicas latino-americanas.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário