quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Brasil bate recorde de empregos em 18 anos


O Brasil bateu, em 2010, o recorde dos últimos 18 anos (desde 1992) na geração de emprego e o governo Lula atingiu a meta estabelecida para a criação de vagas formais (com carteira assinada e todos os direitos sociais e trabalhistas assegurados) em seu último ano (leiam, também, nota abaixo ).

Conforme os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho (que os têm em seu Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED), com o resultado de dezembro, totalizou-se no país a abertura de 2,524 milhões de empregos formais no ano que passou. A meta dos últimos 12 meses de governo do ex-presidente era 2,5 milhões.

Este foi o melhor desempenho na série histórica desde que o Ministério do Trabalho a iniciou em 1992. O recorde anterior havia sido apurado em 2007 - antes da crise econômico-financeira global e de seus reflexos no Brasil - quando foram criadas 1,62 milhão de vagas formais.

Em dezembro, o desempenho do mercado de trabalho formal foi negativo, já que as demissões superaram as contratações em 407 mil. Mas, o último mês do ano tradicionalmente apresenta desempenho negativo decorrente de fatores como entressafras agrícolas, término de ciclo escolar e, no final do mês, número de demissões de temporários superior ao de contratações de efetivos.

Uma grande e indiscutível vitória, portanto, que garante a continuidade do crescimento econômico pela elevação do emprego, da renda e do mercado interno.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário