quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Estilo Dilma




Menos mal que o governo tenha adotado medidas preventivas urgentes para atenuar - ou mesmo reduzir - os casos de dengue e de mortes em decorrência da febre em todo o país. Fez o dever de casa, cumpriu com sua obrigação, ao anunciar, através do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esse plano nacional de combate a dengue que reúne 12 ministérios e órgãos da administração federal.

Ainda que em cima de um problema, da propagação da dengue - uma das epidemias mais difíceis de combater, dizem os sanitaristas e outros especialistas - a gente tem que observar que a rápida ação comprova o que já dissemos, inclusive aqui no blog: as providências evidenciaram, mais uma vez, o estilo Dilma de governar - estilo de diagnóstico, de adoção de medidas e soluções práticas e de exigência de execução urgente, uma vez tomadas as deliberações.

Marca da presidente da República é ação rápida

A mobilização nacional anti-dengue e as medidas adotadas requerem aplicação de mais de R$ 1 bi na compra de equipamentos, medicamentos, kits de diagnóstico e em campanhas para informar a sociedade. Essas medidas são mais do que necessárias, já que os dados do Ministério da Saúde mostram que, no ano passado, o Brasil teve 1 milhão de casos de dengue - a maioria nos Estados de São Paulo e Minas Gerais - dos quais 15,5 mil foram graves e 550 pessoas morreram por causa da doença.

Levantamento do Ministério da Saúde mostra 16 Estados com risco "muito alto" de epidemia: AC, AM, PA, MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, TO, MT, ES e RJ. Outros 5 foram classificados como de risco "alto": MS, MG, GO, AP e RR. Com risco "moderado", além do DF, estão RO, SP e PR. Os de "baixo" risco, segundo o ministério, são SC e RS.

O Ministério da Saúde também identificou 70 municípios com risco alto de surto da doença, entre os quais todas as capitais exceto Porto alegre, São Paulo e Florianópolis. Esses locais terão a vigilância reforçada, e o Ministério fará monitoramento semanal da situação. Outros 154 estão em situação de alerta e, em 192 cidades, o controle da doença foi considerado satisfatório.

Outra deliberação, já tomada, é que o ministro Alexandre Padilha reúne-se na próxima semana com os secretários de Saúde dos 16 Estados em que o risco da epidemia é "muito alto".

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário