sábado, 26 de fevereiro de 2011

Por uma educação de mais qualidade


Uma das melhores notícias deste blog, hoje, é o reajuste divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) do piso nacional dos professores da rede pública. O piso atingiu R$ 1.024,67 no ano passado. Agora, reajustado, ele passa a R$ 1.187,08. O valor é determinado com base no custo por aluno acompanhado pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

Segundo a lei do piso - de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e sancionada pelo então presidente Lula - nenhum professor de nível médio pode ganhar no país menos que o valor fixado pelo MEC. O Ministério anuncia, inclusive, sua disposição de analisar os pedidos de complementação de verbas feitos por prefeituras que não puderem pagar o novo valor.

Considerando tanto o vencimento básico quanto as gratificações, o aumento na remuneração dos nossos mestres e mestras de 2010 para 2011 chega a 15,85%. Uma boa notícia, evidentemente, mas todos nós sabemos: ainda há muito a avançarmos tanto nos salários quanto na qualificação dos professores da rede pública.

São eles, meus caros, as peças fundamentais deste novo Brasil que se impõe com força no mundo a cada dia. Eles mesmos, professores da rede pública deste país que darão, através de seu conhecimento e dedicação, às nossas crianças e jovens a qualificação que o futuro exigirá de nosso povo.


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário