quinta-feira, 17 de março de 2011

O alto grau de desinformação sobre a CPMF

Adib Jatene idealizador da CPMF



Uma pesquisa CNI/IBOPE sobre a qualidade do serviço público, mas centrada na volta ou não da CPMF extinta pela oposição, e a entrevista da presidenta Dilma Rousseff ao Valor Econômico hoje evidenciam que o governo entrou na defensiva em relação a questão tributária, (leiam o Destaque "Uma radiografia do momento econômico. Feita por Dilma Rousseff" e a nota "Nada levará governo a deter o crescimento").

Ainda que centrada na questão da CPMF, portanto dirigida - até porque a Confederação Nacional da Indústria (CNI) é contra a volta da CPMF - a pesquisa impressiona pelo grau de desinformação que revela haver na população brasileira em relação ao tributo. Ao extinguí-lo via Congresso Nacional na virada de 2007/2008, a oposição retirou de uma só vez R$ 40 bi/ano da área de saúde.

Pela pesquisa - "Retratos da Sociedade Brasileira: Qualidade dos serviços públicos e tributação" - 72% dos brasileiros são contra a recriação da CPMF para o financiamento da Saúde no país. Outros 20% são a favor do retorno e os 8% restantes não souberam ou não responderam.

Mas, apesar da grande maioria ser contrária à medida, apenas 37% dos entrevistados souberam responder o que é a CPMF. Segundo a CNI, esse desconhecimento é maior entre os mais jovens, os com menor escolaridade, os com menor nível de renda e os residentes na região Nordeste.

Traduzindo: falta informação sobre a CPMF, sobre o que foi o tributo, mas também sobre a necessidade de serem encontradas fontes de recursos para a Saúde.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário