sexta-feira, 25 de março de 2011

Três notícias do front econômico


O fim de semana chega com três notícias do governo na área econômica. Elas tratam de medidas que acabam de ser adotadas, aparentemente, até sem ligação entre si, mas todas inseridas dentro de uma mesma política que visa defender a nossa produção - principalmente a industrial - e azeitar ainda mais os mecânismos que sustentam e mantém o crescimento do país.

Pela 1ª delas, o governo aumenta em mais 4% o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) das compras no exterior com cartão de crédito. O percentual incidente vai quase triplicar: salta de 2,38% para 6,38%.

A medida se justifica, porque os gastos no exterior com cartão de crédito dobraram no último ano chegando a US$ 10 bi. A elevação do IOF estanca um pouco esse alto movimento e prestigia nossos produtos vendidos aqui.

A 2ª medida, também, já está pronta em texto de Medida Provisória (MP): reajusta a tabela de Imposto de Renda retido na fonte em 4,5%, conforme negociado com sindicalistas.

Pela 3ª providência adotada, via Tesouro Nacional, o governo injeta mais R$ 5,3 bi no BNDES, o que representa uma garantia a mais na continuidade dos financiamentos do banco em investimentos que asseguram o crescimento econômico nacional.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário