quarta-feira, 20 de abril de 2011

Agrava-se a situação econômica nos EUA


Nos Estados Unidos, além do rebaixamento da qualificação triple A - advertência da Standard & Pool - o governo chinês exigiu do norte-americano ”medidas e políticas responsáveis para salvaguardar os investidores”.

Como o Brasil tem quase todas as suas reservas aplicadas em letras do Tesouro norte-americano seria, no mínimo, razoável nosso governo começar a estudar alternativas e avaliar, como fez o Chinês, se realmente devemos manter essa política de aplicação de nossas reservas em títulos do Tesouro dos Estados Unidos.

A exigência para cortes de gastos e redução do déficit nos EUA, apresentada pelo republicanos é a cara da direita - de lá e daqui. Lá, sua exigência é de corte nos programas sociais, médicos (o Medicare), de educação, ambientais...

Hora da verdade chega para economia norte-americana

Mas, nada de propor redução nos gastos militares ou na eliminação das milionárias isenções tributárias dadas pelo governo (2001-2008) do ex-presidente George W.Bush (Partido Republicano) aos ricos do país.

O presidente Barack Obama (Partido Democrata) e os democratas em geral, evidentemente, não concordam. Querem cortes de US$ 400 bi nos gastos militares e aumento de impostos para quem ganha mais que US$ 250 mil por ano. De qualquer forma vai chegando a hora da verdade para a economia norte-americana.

Ela já não consegue mais conviver com os déficits gêmeos - fiscal e comercial - e com uma dívida pública que teria quebrado qualquer outro país sem o poder militar e tecnológico dos EUA.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário