quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cruzeiro, o atual melhor time do Brasil


Por Paulo Cezar

Cruzeiro mete 3 a 0 no Estudiantes e garante melhor campanha da 1ª fase

Vitória em La Plata encerra participação espetacular na classificação para o mata-mata da Taça Libertadores. Em seis jogos, cinco vitórias e um empate

por Fernando Martins Y Miguel


Apesar de enfrentar uma boa equipe, fora de casa, diante de uma fanática torcida e num gramado impraticável, o Cruzeiro ratificou a melhor campanha da fase de classificação da Taça Libertadores. Na noite desta quarta-feira, no estádio Ciudad de La Plata, a Raposa derrotou o Estudiantes por 3 a 0, gols de Thiago Ribeiro, Wallyson e Gilberto, e assegurou a vantagem de fazer sempre em casa o segundo jogo a partir das oitavas de final.

Mais efetivo no ataque, a equipe mineira aproveitou as oportunidades nas vezes em que chegou diante do gol de Orión, e o resultado coroou uma campanha quase impecável - não fosse o empate sem gols com o Tolima, fora de casa. O Cruzeiro chegou aos 16 pontos e não pode mais ser alcançada por nenhum time.

Rivalidade concreta

A rivalidade entre Cruzeiro e Estudiantes, que em 2009 decidiram a Libertadores, esquentou. Ao chegar ao estádio, sob vaias, a torcida e os jogadores escutaram várias provocações a respeito do título conquistado pelos argentinos. Em contrapartida, os celestes mostravam a mão aberta, em referência à goleada por 5 a 0, na estreia das equipes na atual competição, em Sete Lagoas.

Os jogadores do Cruzeiro entraram em campo com uma faixa de apoio ao meia Montillo, que não participou da partida, por conta da cirurgia de coração do filho mais novo, Santino. Os dizeres "Fé em Deus, amigo Montillo. Fuerza Santino!” emocionaram a todos no estádio.
Enquanto o Cruzeiro não teve Montillo, o Estudiantes sofreu com o desfalque de Verón, poupado pelo treinador.

Ataque efetivo

O confronto começou quente. Logo no início, Pereyra e Barrientos levaram muito perigo ao gol de Fábio, que teve que se desdobrar com duas defesas difíceis. Depois, foi a vez de Nuñez agitar a torcida, em um chute cruzado que passou perto da trave direita. O gramado, em péssimas condições por conta de três shows da banda irlandesa U2, atrapalhou em muito o espetáculo. A cada chute, era comum ver a areia levantar. As placas do gramado não estavam bem fixadas, e ficou difícil dominar a bola.

Mas quando o Estudiantes estava melhor na partida, o atacante Wallyson foi à linha de fundo e cruzou para Thiago Ribeiro abrir o placar, aos dez minutos. Foi o 12º gol do atacante na temporada, artilheiro do time em 2011. O jogo seguiu equilibrado, com o Estudiantes pressionando, porém sem sucesso. E aos 46 minutos, Wallyson, na raça, ganhou de dois defensores, driblou o goleiro Orión e ampliou o placar. Delírio para a torcida cruzeirense presente no estádio. Foi o sexto gol do atacante na Libertadores, artilheiro do time na competição.

Fechando o caixão

A vitória na primeira fase parece ter dado um banho de água fria nos argentinos. Os jogadores do Estudiantes voltaram para o segundo tempo visivelmente desanimados com o resultado. Gastón Fernandez era o mais perigoso do time da casa, mas, sozinho, não conseguiu muita coisa.

O Estudiantes tinha mais posse de bola, mas o Cruzeiro levava muito perigo ao gol de Orión quando chegava ao ataque. A forte chuva que caiu na metade do segundo tempo deixou o gramado pesado e dificultou o trabalho dos dois times. O time mineiro chegou a levar alguns sustos, e não fosse o goleiro Fábio poderia ter a partida complicada.

A Raposa ainda deu um presente à sua torcida. Gilberto, como um meia, driblou dois defensores, o goleiro e mandou para as redes. Um golaço. Na comemoração, o jogador fez o gesto de cowboy, homenageando o companheiro Montillo, que costuma comemorar seus gols no mesmo estilo.

Atualizado em 14-04-11 08h33min | Fonte: Superesportes/UAI | Qtd Leituras: 163
Cruzeiro tira invencibilidade de 27 anos do Estudiantes em La Plata

A vitória do Cruzeiro por 3 a 0 sobre o Estudiantes, nesta quarta-feira, em La Plata, foi histórica não só pelo placar elástico. Ela interrompeu uma invencibilidade do clube argentino em seus domínios que durava 27 anos na Copa Libertadores.

O último revés do Estudiantes em La Plata, pelo torneio, havia sido para o Olimpia do Paraguai, por 1 a 0, no longínquo 27 de abril de 1984, pelo Grupo 1 da Libertadores.

Nesse período de 27 anos, o Estudiantes havia obtido 22 vitórias e dois empates, com aproveitamento de 94,44% dentro da cidade de La Plata.

”Nós estamos de parabéns porque, em duas partidas contra o Estudiantes, fizemos oito gols e não tomamos. Isso é um feito histórico. O Estudiantes há muitos anos não perde uma partida de Libertadores aqui e os rapazes que entraram no time deles deram a vida, jogaram com muita gana, com vontade. O começo do jogo pra nós foi complicado, eles tiveram o domínio, perderam muitas chances, o Fábio esteve ótimo e nós fizemos os gols em jogadas rápidas. O nosso segundo tempo, sim, foi muito bem jogado. Acho que a torcida do Cruzeiro deve estar muito feliz, muito contente por tudo que esse grupo tem feito esse ano”, declarou o técnico Cuca.

Leia mais: http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=42313#ixzz1JUq1sLR5

Atualizado em 14-04-11 08h34min | Fonte: Clarín (ARG) | Qtd Leituras: 188
Cruzeiro volvió a golear a Estudiantes

Después de 24 partidos invicto - como local - en la Copa Libertadores, Estudiantes cayó por goleada ante un compacto Cruzeiro, tal vez el mejor candidato a ganar esta edición del máximo torneo de clubes a nivel sudamericano. Con un agregado matemático que despeja cualquier duda: el equipo brasileño le convirtió al Pincha ocho goles en dos partidos (los primeros cinco, allá en Belo Horizonte).

El primer tiempo dejó claramente establecidas las diferencias entre un equipo que usó mucho la pelota (Estudiantes) y otro que la manejó menos pero ampliamente mejor (Cruzeiro). En los primeros 10 minutos, por caso, Fabio había tapado dos situaciones clarísimas de gol y Núñez terminó sin puntería una gambeta en slalom que dejó clavados a tres brasileños en ese piso impresentable que tiene hoy el Estadio Unico. Hasta que salió un contraataque perfecto, Wallyson huyó del control de Roncaglia y su centro fue conectado por Thiago Ribeiro, que entró por la izquierda libre de marcas.

Es que este Estudiantes de emergencias, ya que el técnico Berizzo reservó a ocho titulares para el partido del próximo domingo, ante Olimpo, en Bahía Blanca, jugó estéticamente bien, pero vulnerar al arquero Fabio -llegó a La Plata con un solo gol en contra en cinco encuentros- le resultó imposible en aquella primera mitad. Una prueba más de la seguridad del arquero del Cruzeiro se vio sobre el minuto 30, cuando bloqueó una volea de Barrientos.

A pesar de que el Pincha iba e iba hacia el arco del Cruzeiro, en defensa estaba jugado a no cometer ni un mínimo error. Por eso extrañó cuando a Roncaglia se le trabó un taco innecesario y Wallyson lo aprovechó para empezar una jugada extraordinaria que terminó con gambeta frente a Orion y definición alta de zurda.

A medida de que se le iba escapando el objetivo de la victoria para terminar la primera fase como uno de los mejores segundos, el partido para Berizzo empezó a ser únicamente importante para darles minutos en cancha a jugadores como Gastón Fernández y Ré, que vienen de lesiones, y a Núñez, Barrientos y Pereyra, quien pueden ser relevos de suma utilidad en los partidos por venir.

Lo bien que juegan estos brasileños con la pelota quedó confirmado en una trepada imponente de Gilberto que Thiago Ribeiro cerró con un derechazo que contuvo Orion.

Berizzo jugó la última carta para revertir la realidad con el ingreso de Leandro González por la Gata Fernández. Sin embargo a Estudiantes no le salió casi nada en ataque. Ni siquiera pudo sorprender a la defensa de Cruzeiro con el viejo y rendidor recurso de la pelota detenida.

Y la última joya de la noche la elaboraron también los visitantes, con una notable escalada del lateral izquierdo Gilberto, que pasó a sus rivales como conitos de entrenamiento y ante Orion metió el último enganche convertir un golazo digno de un gran equipo como Cruzeiro.

Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário