quinta-feira, 14 de abril de 2011

Os bons negócios da China


Como eu digo no Destaque desse blog hoje, em termos comerciais é um tremendo sucesso a viagem da presidenta Dilma Rousseff a China. A destacar, entre os mais de 20 acordos de cooperação firmados até agora, a excelente notícia dada pela chefe do governo, sobre o projeto de investimento na área de tecnologia da informação (TI).

Juntos, um sócio brasileiro - ainda a ser definido e a Foxconn, maior fornecedora da Apple, vão montar uma fábrica e produzir no Brasil telas que serão usadas em celulares de terceira geração e em IPads. A fábrica será a primeira do gênero no Hemisfério Ocidental.

A expectativa é de que no Brasil esta fábrica poderá gerar um pólo de até 100 mil empregos - 20 mil destes vagas para engenheiros. Além do fato de que a Foxconn, para suas operações aqui, precisará construir uma chamada "cidade do futuro" para 400 mil pessoas no local (ainda não definido) em que instalará sua fábrica.

Excelentes perspectivas nas relações entre os 2 países

Vejam, o projeto é grandioso e de todo interesse do Brasil! Principalmente porque estabelece, ainda, a transferência de tecnologia ao nosso país. A Foxconn, segundo o ministro Aloísio Mercadante (Ciência e Tecnologia) está disposta a investir "pesado" neste projeto.

Para vocês terem uma ideia, o volume de investimentos prometidos pela empresa equivale quase ao total do que já foi investido pela China no Brasil durante todo o ano passado.

Ainda, neste setor de ciência e tecnologia, essencial para o nosso país, a presidenta Dilma citou os investimentos da Huawei, da ZTE e uma fábrica de processamento de soja na Bahia. Outra boa nova: a chefe de Estado brasileiro e o presidente chinês, Hu Jintao, assinaram um compromisso que visa atender a diversificação da relação entre os dois países.

Temos ou não excelentes perspectivas despontando no horizonte das relações Brasil-China? Ainda mais na área de tecnologia, hoje, absolutamente fundamental para o novo Brasil que está surgindo.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário