segunda-feira, 25 de abril de 2011

Peru: pesquisa indica vitória de Humala no segundo turno



O nacionalista Ollanta Humala venceria a conservadora Keiko Fujimori no segundo turno das eleições presidenciais no Peru, embora ainda exista uma grande quantidade de indecisos em um eleitorado altamente polarizado, mostra uma pesquisa divulgada neste domingo, 24.
Humala, que moderou seu discurso e promete reformas graduais para reduzir a pobreza, tem 42% das intenções de voto, segundo pesquisa Ipsos Apoyo publicada pelo jornal El Comercio.

Fujimori, uma parlamentar apoiada pelas forças conservadoras e o sistema financeiro, é filha do ex-presidente Alberto Fujimori e obteve 36% das intenções de voto, de acordo com a sondagem, a primeira divulgada para a eleição de 5 de junho.

Humala e Fujimori foram os dois candidatos mais votados no primeiro turno de 10 de abril, ao conseguirem 31,7% e 23,6% dos votos válidos, respectivamente.

"Nas próximas semanas, ambos os candidatos deverão buscar os 22% de eleitores que não se decidem por nenhum deles", disse o diretor da Ipsos Apoyo, Alfredo Torres, ao El Comercio. Essa porcentagem mostrada pela pesquisa ratifica que no Peru nada está definido, pois muitos decidem ou mudam de voto na frente da urna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário