segunda-feira, 25 de abril de 2011

Um bloco que surge sem muito futuro


Blocos comerciais são sempre bem vindos e acordos de livre comércio e abertura para investimentos produtivos estrangeiros também. Mas, as apostas conservadoras no novo bloco latino-americano, chamado de Área de Integração Profunda (AIP), ou Bloco do Pacífico, que surge na próxima 2ª feira, formado por quatro países da Costa do Pacífico - Chile, Peru, Colômbia e México - têm vida curta.

O novo Bloco nasce sem muito futuro não só por seu caráter anti-Brasil, anti-MERCOSUL e anti-Aliança Bolivariana para as Américas (ALBA) mas, também, porque dificilmente Keiko Fujimori, a candidata presidencial dos conservadores vence as eleições no 2º turno dia 5 próximo no Peru.

Tampouco vence o Partido Ação Nacional (PAN) do presidente do México, Felipe Calderón. No México deve ganhar o Partido Revolucionário Institucional (PRI), ou uma aliança em que o Partido da Revolução Democrática (PRD) terá voz ativa.

Assim, fica difícil, com o presidente Humala Ollanta governando, o Peru e o PRI e/ou PRD o México, uma aliança com esse caráter (associando Chile, Peru, Colômbia e México) que deixa tão animada nossa direita e o Departamento de Estado dos Estados Unidos

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário