sexta-feira, 27 de maio de 2011

Manifestações pró-Humala crescem no Peru


Crescem os apoios públicos de personalidades ao candidato progressista Ollanta Humala, na reta final das eleições peruanas, que serão realizadas no próximo dia 5. Entre os mais significativos dos últimos dias está o oferecido pelo ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo (2001-2006). Seu apoio, diz, dá-se "sem ambiguidades".

Toledo ficou em quarto lugar no primeiro turno das eleições de 10 de abril, com 15% dos votos. Ele explica que sua decisão e a de seu partido, Peru Possível, ocorre diante da "encruzilhada" em que está o país.

Segundo Toledo, o seu partido tem a "responsabilidade ante o país e a história de tomar uma posição", para lutar contra as "provas contundentes de corrupção, violação dos direitos humanos e engano da dignidade peruana", representadas pela candidatura Keiko Fujimori.

Escritores tomam partido

Frente às pesquisas que dão uma vantagem de 5,8 pontos percentuais para a candidata da direita Keiko Fujimori – segundo os levantamentos recentes, ela tem 52,9% das intenções de voto contra 47,1% de Humala - os apoios ao candidato progressista tornaram-se freqüentes.

Esta semana, mais de uma centena de escritores participou de um abaixo assinado no Peru, advertindo a população sobre os riscos da vitória de Keiko Fujimori. Os intelectuais pedem votos para o candidato progressista Ollanta Humala, num enfático apelo "contra o regresso do fujimorismo e a favor da democracia". O documento é encabeçado pelo Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa e Alfredo Bryce Echenique, um dos autores mais lidos no país.

O governo de Alberto Fujimori (condenado a 25 anos de prisão por corrupção) é descrito no texto como o "o período mais sinistro" e uma "década criminosa" na história dos governos republicanos do Peru.

Sob o lema "o Peru deve rejeitar mais uma vez a impunidade e reforçar sua fé em uma democracia com justiça para todos", o abaixo assinado dos escritores afirma, ainda, que a vitória de Humala sobre Keiko é uma das garantias da manutenção do poder de representação da sociedade peruana.

Peru, um dos países mais dinâmicos da AL

Também recomendo a análise do jornalista e político peruano, Alfredo Barnechea, publicada esta semana no El País (veja). Ele discorre sobre modelos de governo a serem seguidos, cita o ex-presidente Lula como um exemplo e critica Keiko. Depois de passar pelo Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID), nos Estados Unidos, Barnachea está, há três anos, de volta ao Peru. Ele analisa a política peruana e ressalta as novas oportunidades do país. "Creio que o Peru é um dos países mais dinâmicos atualmente na América Latina”, afirma.

Barnachea ressalta o bom desempenho econômico do país, “que alcançou taxas chinesas de crescimento”, e o seu grande dinamismo social interno. E questiona os eleitores: "Dados os antecedentes dos dois candidatos, como nos protegemos dos que querem chegar ao poder e violar as regras?"

Blog do Zè Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário