segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vitória de Aécio sobre Serra


O grupo do ex-governador mineiro Aécio Neves derrotou o de José Serra em muitas instâncias na convenção nacional do partido, realizada neste sábado. Os aecistas reelegeram os deputados Sérgio Guerra (PE) presidente nacional, Rodrigo de Castro (MG) secretário-geral e ainda elegeram o ex-senador Tasso Jereissati presidente do Instituto (de estudos e formação política) Teotônio Vilela (ITV). Na prática, estamos falando dos três cargos mais importantes no partido.

José Serra resistiu até o último momento. Queria a presidência do ITV, mas recuou e vai presidir um pequeno Conselho Político formado por meia dúzia de caciques - ele próprio e Alckmin, na condição de ex-candidatos tucanos a presidente, Marconi Perillo, representando os governadores, Aécio, FHC e Sérgio Guerra.

Alckmin, que inicialmente defendera Serra na presidência do ITV, e FHC foram dois artífices na costura do acordo, que levou Serra à presidência do Conselho Político. A instância foi criada para acomodá-lo e, garantem os tucanos, terá poder deliberativo, o que a tornaria o prêmio de consolação mais atraente.

Segundo a imprensa, a disputa travada neste sábado na convenção tucana foi uma espécie de primeira etapa das prévias partidárias que deverão definir o candidato à sucessão da presidenta Dilma Rousseff em 2014. E com uma derrota tão dura para Serra e seu grupo, parte dos tucanos já começou a aconselhá-lo a desistir do seu eterno sonho da presidência e a ser candidato a prefeito de São Paulo no ano que vem.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário