domingo, 29 de maio de 2011

Zelaya retorna a Honduras


O ex-presidente hondurenho Manuel Zelaya, deposto há quase dois anos, era esperado por centenas de correligionários e simpatizantes neste sábado em Tegucigalpa, Honduras, O fim do seu exílio foi uma das exigências da Organização dos Estados Americanos (OEA). O órgão suspendeu Honduras de seus membros, depois do golpe de estado sobre Zelaya. Com a volta do ex-presidente, a reintegração do país é tida como mais próxima.

Estava previsto que Zelaya chegasse ao seu país na companhia de uma comitiva de autoridades latino-americanas. De acordo com a imprensa local, fazem parte do grupo o ex-presidente do Panamá, Manuel Torrijos, integra comitiva de Zelaya, assim como os chanceleres da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Bolívia, David Choquehuanca. Marco Aurélio Garcia, assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República,na condição de representante oficial do Brasil, estava lá para recebê-lo.

O retorno do ex-presidente deposto é motivo de celebração. Sua volta pode ser considerada mais um passo na construção da paz na América Latina. O fato se soma à boa vontade do diálogo iniciado por Hugo Chaves, chefe de governo da Venezuela, e de Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia. Iniciativas como essas, e o avanço na integração no Pacto Andino, pavimentam um caminho de mais comércio, mais desenvolvimento e um combate mais efetivo ao narcotráfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário