quinta-feira, 30 de junho de 2011

43% dos catalões querem independência da Espanha


Pesquisa do Centro de Estudos de Opinião (CEO) do Governo da Catalunha revela que 43% dos catalães desejam a indepedência da região. A questão é antiga e espinhosa. Localizada a nordeste da peninsula Ibérica, a Catalunha é reconhecida como uma comunidade autônoma da Espanha, com uma nacionalidade própria.

Segundo o El Pais, desses 43% que optam pela independência, 36% alegam que assim o fazem para que a região tenha capacidade de autogestão econômica, 13% acham que a Espanha não compreende a Catalunha, e 10% justificam sua decisão por conta do sentimento de identidade. Já 28% dos entrevistados não querem a independência e 23% se abstiveram.

A sondagem foi realizada com 2.500 pessoas (margem de erro é de 2,47%). E é inédita, porque, pela primeira vez, a questão da independência foi posta nestes termos. Ela questionou, ainda, sobre o modelo de estado favorito dos cidadãos: 25,5% alegam que a Catalunha deve ser um estado independente, 31,8% optam por continuar sendo uma autonomia e 33% avaliam a opção federalista no interior da Espanha.

Desprestígio de Zapatero

Dois pontos se destacam nesta pesquisa. Primeiro, o bom momento da Convergència I Unió (CiU), que governa a Catalunha e, tudo indica, poderá vencer os socialistas nas eleições gerais. Segundo o presidente do governo autônomo, Artur Mas, “o país se dirige cada vez mais à linha de exercer o direito de decidir seu futuro. Há um consenso muito geral (...) que é o de ter uma autonomia financeira”.

O segundo ponto, aliado ao sentimento separatista na região, soma-se o profundo descontentamento com a política do presidente José Luis Rodríguez Zapatero, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE). Cerca de 74,3% dos entrevistados afirmam que os políticos do país buscam apenas o benefício próprio, e 44% afirmam querer aumentar a participação dos cidadãos nas decisões importantes do governo.

Uma reação óbvia às medidas por ele tomadas no combate à crise europeia, que incidiram diretamente sobre o bem estar da população no país. Vale lembrar as manifestações recentes da juventude espanhola que ocupou as praças em protesto às medidas de Zapat

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário