segunda-feira, 27 de junho de 2011

Cuba anuncia mudanças no governo em busca de melhorias econômicas


Por Renata Giraldi*

Brasília – Em fase de reestruturação da economia interna, o presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciou na segunda-feira 27 mudanças de assessores diretos e a decisão de “buscar soluções para questões econômicas complexas”. Sob embargo norte-americano desde 1962, os cubanos sofrem com as restrições impostas e as dificuldades no país aumentam diariamente, como a falta de alimentos e produtos básicos.

Em nota divulgada pelo jornal estatal Granma, o governo informa que as medidas foram definidas durante reunião do Conselho de Ministros. O objetivo, segundo o comunicado, é a “atualização do modelo econômico cubano”. As informações são da Presidência da República de Cuba por meio da imprensa oficial agência cubana de notícias (ACN).

Depois de três dias, a reunião do Conselho de Ministros acabou na segunda-feira 27. Porém, não há detalhes sobre os debates. Na nota, o governo diz que “nos próximos dias dará informações detalhadas” sobre os temas discutidos.

No começo deste mês, o governo Castro aprovou medidas que ampliam o acesso das pessoas à iniciativa privada. No ano passado, foi anunciado um plano para demissão voluntário de funcionários públicos. O objetivo é estimular a geração de empregos e incentivar o mercado interno.

Na nota, o governo informa sobre a nomeação do novo ministro da Indústria, Benitez Tomas, um engenheiro de 66 anos que desde setembro de 2010 estava provisoriamente no cargo. Também foi nomeado o engenheiro Alfredo López Valdés, 59 anos, como secretário executivo do Ministério da Indústria.

*Publicado originalmente em Agência Brasil.

Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário