domingo, 24 de julho de 2011

De volta à Venezuela, Chávez diz estar livre de "células malignas"


Da BBC Brasil

Brasília – Depois de passar um semana em Cuba, para continuar o tratamento contra o câncer, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que exames realizados na ilha apontam que não há presença de células cancerígenas em seu corpo, mas informou que ainda há riscos de que outros órgãos sejam afetados pela doença.

Chávez retornou repentinamente ao país na noite de ontem (23), após concluir a primeira etapa do tratamento com quimioterapia em um hospital da capital cubana, Havana.

"Regressei melhor do que fui", disse Chávez, minutos depois de aterrissar no aeroporto internacional de Caracas. O líder venezuelano desceu as escadas de acesso ao avião sem aparentar dificuldades e sem ajuda de seus colaboradores. Ele foi recebido pelo vice-presidente Elias Jaua e por todo o gabinete de ministros.

Chávez disse que na sua chegada à Havana foi submetido a uma série de rigorosos exames, cujos diagnósticos negam a proliferação de células cancerígenas que poderiam provocar uma metástase.

"Não se detectou presença de células malignas em nenhuma parte do meu corpo, em um exame rigoroso, [que levou] quase um dia”, disse o presidente venezuelano.

"Mas o risco existe. Por isso, passei por uma quimioterapia durante toda a semana. [Foi] duro, mas este corpo de soldado aguentou", acrescentou.

Chávez contou ter sentido mal-estar durante o tratamento e disse estar "bem informado" sobre seu estado de saúde.

Até agora, o presidente venezuelano revelou poucos detalhes a respeito de sua doença. Não foi divulgado o local de onde foi extraído o tumor cancerígeno ou a gravidade da doença. Isso tem provocado dúvidas quanto ao futuro político do presidente, cuja candidatura à reeleição em 2012 já havia sido anunciada.

Chávez deve continuar tratamento com quimioterapia nas próximas semanas, mas ainda não há informação oficial sobre a data em que o presidente voltará a viajar a Cuba.

Em 10 de junho, o líder venezuelano teve de ser submetido a uma cirurgia de emergência, durante sua visita a Cuba, para retirada de um tumor na região pélvica.

Após a intervenção, ele ficou em Havana durante quase um mês para tratamento contra o câncer. Depois, ele regressou à Venezuela, onde permaneceu durante duas semanas.

No sábado passado, ele voltou a Cuba para iniciar a primeira sessão de quimioterapia. Pela primeira vez em 12 anos de mandato, Chávez delegou parte de suas funções ao vice-presidente Elias Jaua.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário