quinta-feira, 18 de agosto de 2011

No Brasil, o corpo mole para pagar impostos é pior que nos Estados Unidos

Se Warren Buffet fosse brasileiro...Warren Buffet, banqueiro, megainvestidor, um dos mais ilustres megabilionários dos Estados Unidos, pediu publicamente ao presidente do país, Barack Obama (Partido Democrata), que aumente os impostos para os ricos.

Buffet - que já fez esse apelo mais de uma vez - empregou imagens fortes. Argumentou que enquanto o povo, a classe média norte-americana, morre no Afeganistão e luta para fechar as contas no fim do mês, os ricos ganham como nunca e não pagam impostos.

O megabilionário deu como exemplo ele próprio, em contraposição a seus funcionários. Disse que estes pagam o dobro de impostos se comparados com ele, o chefão de conglomerados econômico-financeiros.

Temos de repensar nosso modelo tributário

Aqui, toda vez que se fala em taxar os lucros extraordinários dos bancos - repito, Buffet é banqueiro - as grandes fortunas, as heranças e doações, e até mesmo o IPTU (imposto predial urbano) progressivo, a gritaria do andar de cima é insuportável.

O primeiro argumento que usam contra, inclusive, beira o cinismo: dizem que (no Brasil) não é um imposto racional, não segue a lógica da economia, ou pior, não vai arrecadar nada, ou quase nada. Como vemos, vêm com essa escapatória, essa argumentação cínica num mundo onde a racionalidade econômica perdeu totalmente o sentido.

Basta ver o que acontece nos USA e na Europa. Falar em racionalidade soa ridículo. Vamos repensar nosso modelo tributário e deixar a hipocrisia de lado, por favor! Isso sem falar na sonegação generalizada que grassa entre nós!

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário