segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Em Juiz de Fora - Morre Ivan Barbosa, ex-presidente do DCE

Enterro de Ivan Barbosa será às 16h30 desta sexta (Foto: Henrique Viard/2005 - Tribuna de Minas)

Faleceu nesta sexta-feira, 21, o ex-vereador Ivan Barbosa, que iniciou sua trajetória política ainda na UFJF, como presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) e um dos principais líderes do movimento estudantil (ME) em Juiz de Fora. O sepultamento acontece hoje no Cemitério Parque da Saudade, às 16h30.

Nascido em 1948, Ivan graduou-se em Direito pela instituição e, depois de um período fora do país, regressou à vida universitária para cursar História.

Sua gestão no DCE, em 1974, “foi marcada por ações mais visíveis do ME na cidade, como a aquisição, pelo DCE, de uma gráfica, que lhes proporcionou facilidade na divulgação de materiais com suas ideias e cultura; o início do Som Aberto, ligado a um movimento cultural que envolveu também a divulgação de poesias e outros eventos musicais; a realização dos jogos universitários; o retorno dos Diretórios Acadêmicos e a extinção dos Diretórios Setoriais, entre outros fatos”, escreveu a mestre em História pela UFJF Gislene Lacerda em sua dissertação sobre o movimento estudantil das décadas de 70 e 80. Veja mais aqui.

Secom - Secretaria de Comunicação da UFJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário