segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mudar o sistema tributário taxando grandes fortunas

A proposta da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de criação da taxação sobre grandes fortunas para financiar o sistema público de saúde finalmente teve algum espaço na mídia. A Folha de São Paulo hoje a traz em suas páginas. Há vários projetos nessa linha, prevendo impostos sobre grandes fortunas e heranças, inclusive um do ex-senador Fernando Henrique Cardoso (FHC), engavetados no Congresso.

A questão em pauta não é aumentar a carga tributária, mas, sim, de fazê-la regressiva e mais justa. Ou seja, de fazer justiça tributária. Em todo mundo o que se esta discutindo é isso. Assim como se discute quem deve pagar pela crise. Está em pauta a reconstituição de parte da capacidade dos Estados de investir por meio daqueles que foram responsáveis por ela ou que com ela continuam tendo grande lucros: o sistema financeiro e as grandes fortunas, as heranças e os doadores, os rentistas.

Mudança no perfil do sistema tributário

Lamentável que os empresários no Brasil se oponham a uma mudança no perfil e no caráter regressivo de nosso sistema tributário, mas lutem para reformar os impostos cumulativos, sobre exportações e investimentos - o que é mais do que correto -, mas se façam de mortos quando se trata iniquidade social de nosso sistema indireto e regressivo, por meio do qual quem ganha menos paga mais.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário