sábado, 29 de outubro de 2011

Nassif vê fosso entre grande imprensa e público

O jornalista e blogueiro Luís Nassif - presente na 6ª. feira ao 1º. Encontro Mundial de Blogueiros (confira mais posts neste blog) - vê a existência de um grande fosso entre a mídia tradicional e o grande público no Brasil. Mas, em contraposição, Nassif defende que o surgimento da blogosfera tem permitido que as versões montadas na imprensa estão sendo desmontadas por pessoas das mais diferentes origens.

Segundo o jornalista, as novas tecnologias “levam os jornais a perceberem que os meios de produção estavam mais acessíveis, portanto, a tendência era perderem monopólio que tinham com as mídias tradicionais”.

Nassif traçou uma linha da história do país identificando o papel da mídia como ligado aos movimentos de concentração de renda. “De 1994 para cá, com predomínio do mercado financeiro. De que maneira era definida a política econômica? Três ou quatro consultorias faziam suas projeções, a imprensa publicava essas projeções com alarde e ameaças e isso justificava as decisões”, disse. “A partir do Governo Lula, Bolsa Família e distribuição de renda são tratados como estímulo à vagabundagem”, e não como caminho para distribuição de renda e formação de um mercado interno.

Pacto contra Lula

Esse processo, avalia Nassif, resultou, em 2005, no primeiro grande pacto para derrubar o presidente Lula. Nesse período, a blogosfera teve um papel preponderante contrapondo-se às versões da grande mídia.

As novas mídias, na opinião do blogueiro, permitiram quebrar o ciclo de dominação existente a partir da capacidade de criação de estereótipos e slogans, em três círculos midiáticos: os que formam a ideia, os que as popularizam e os que as difundem. “Como o leitor absorve só a manchete, vai com a maioria. Mas estamos começando agora a romper com esse movimento”, afirmou.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário