quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Governo quer Brasil crescendo 5% ao ano já em 2012

ImageNelson Barbosa, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, previu que o crescimento da economia brasileira no 3º trimestre deste ano pode ser zero. Mas que seria seguido de uma “recuperação” da economia em seguida, já no 4º trimestre. Os dados sobre o desempenho da economia no 3º trimestre serão divulgados na próxima semana, a primeira de dezembro. Em 2011, o PIB cresceria 3,2%. E, em 2012, 4%.

Devem contribuir nesse sentido, avaliou Barbosa, a expansão maior do investimento público em obras de infraestrutura, o programa Minha Casa, Minha Vida, o Plano Nacional de Banda Larga e as obras voltadas para a Copa de 2014. O objetivo do governo, no entanto, é mais ambicioso. A ideia é que o índice de crescimento chegue a 5% no ano que vem.

Na prática, é fácil aumentar juros e fazer a economia crescer menos com cortes nos gastos públicos, aperto no crédito e medidas restritivas nos bancos. Difícil, mesmo, é retomar o crescimento de um ritmo de 3,2% ao ano para 5%, em 2012.

Reação possível

Mas como a nossa economia está em construção e nosso mercado interno idem - acrescido do fato de que o país tem uma mobilidade social que responde à distribuição de renda via criação de empregos e aumentos da renda - a expectativa é que se o governo aumentar seus investimentos vamos crescer como quer o secretário Nelson Barbosa, em nome do governo. Mas, para que isso ocorra de novo (alcançamos um crescimento de 7,2% em 2010), temos de reduzir os juros. Boa sorte.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário