terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Às Forças Armadas, presidenta reafirma manutenção da política de defesa nacional

ImageEm seu discurso de final de ano para as Forças Armadas (um pronunciamento tradicional que o comandante em chefe, o presidente da República, faz anualmente aos militares), a presidenta Dilma Rousseff, além de reafirmar as linhas mestras da política de seu governo, particularmente nas áreas econômica e social - que caminham juntas desde o governo Lula - retomou a questão estratégica da política de defesa nacional.

Reafirmou a determinação de sua administração de dar prosseguimento a esta política apoiada na reconstrução da indústria de defesa e desenvolvimento, mais a transferência, via compra, de tecnologia para este setor.

Justificou a manutenção necessária dessa política para dotar o país não apenas de meios de defesa e dissuasão, mas de capacidade de produção dos meios necessários para o exercício de nossa soberania e defesa de nosso território e riquezas.

O discurso da presidenta Dilma Rousseff adquire ainda maior dimensão porque feito num cenário de crise internacional, mas em que, mesmo assim, mantém-se no Brasil o crescimento econômico e dos investimentos do país na América Latina e em todo mundo, o aumento de nosso comércio internacional e, simultaneamente, dos investimentos externos aqui.

São condições e uma situação interna e externa que, como bem frisou a chefe do governo, fazem crescer nossas responsabilidades e papel político, diplomático, comercial e militar no continente e no mundo.

Foto Antonio Cruz/ABr

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário