quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Chuvas em Minas Gerais deixam 22 municípios em situação de emergência

Da Agência Brasil

Brasília – A prefeitura de Paulistas, na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, decretou hoje (21) situação de emergência, por causa das fortes chuvas que atingiram o município no último domingo (18), causando alagamentos e deslizamento de encostas. Residências e pontes sofreram estragos e cerca de 180 pessoas ficaram desalojadas. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) informou que enviará ajuda humanitária para as famílias afetadas.

Também por causa das chuvas, os municípios de Passabém e Rio Doce, na região central do estado, fizeram hoje notificação preliminar de desastre. Em Passabém, a intensa chuva de ontem (20) provocou a cheia do Córrego Monjolos. Fortes enxurradas atingiram bairros na zona urbana e em comunidades rurais, arrastaram três pontes e deixaram famílias isoladas no centro do município. Uma barreira caiu sobre a estrada que dá acesso à cidade de São Sebastião do Rio Preto, e a passagem de veículos pesados está restrita.

Os dois municípios também vão receber ajuda humanitária da Cedec, que pediu ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Minas Gerais apoio para liberação das vias interditadas.

De outubro até esta quarta-feira, 22 municípios mineiros decretaram situação de emergência e mais 51 foram afetados pelas chuvas.

Para hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas mais intensas nas regiões norte, centro e leste do estado. Nas demais regiões, segundo o Inmet, chove menos.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário