sábado, 17 de dezembro de 2011

FHC e Serra trataram da privataria para atender demanda da mídia

Passados alguns poucos dias das manifestações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - em nota oficial na 5ª feira - e do ex-presidenciável tucano José Serra - em declaração na 3ª - a conclusão a que se pode chegar é que as declarações de ambos sobre o livro "A Privataria Tucana", de Amaury Ribeiro Jr. (devassa das falcatruas eda corrupção ocorridas nas privatizações) foram estimuladas pela mídia.

Com a venda da 1ª tiragem de 15 mil exemplares do livro em apenas um fim de semana - no passado, quando foi lançado - mais a intensa repercussão da obra na blogosfera não havia mais como a mídia não comentar o livro.

Principalmente porque ela mantém o tiroteio de denúncias e acusações contra membros do governo. Assim, ficava difícil para ela manter a artilharia contra o governo e continuar fingindo ignorar as denúncias documentadas do livro que atingiam a oposição.

As matérias publicadas e a linha editorial seguidas por estas reportagens deixam evidente o espaço cada vez maior que a mídias dá ao tucanato. Inclusive no restante do noticiário, como o do encontro da juventude tucana em Goiânia nesta 6ª feira - a juventude do Pty fez encontro recentemente e não teve o mesmo espaço no noticiário.

Deixa patente, ainda, que a matéria de capa da VEJA da semana passada sobre a Lista de Furnas - relaçõa de candidatos do PSDB e de outros partidos beneficiários de recursos da estatal para a campanha eleitoral de 2002 - e as denúncias contra o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e comécio Exterior, Fernando Pimentel, foram fogo de barragem para ofuscar o livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr.


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário