quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ibope: intenção e rejeição de voto em São Paulo


Por raquel_

Do Valor Econômico

Netinho, Paulinho e Serra têm as maiores rejeições em SP

Na disputa pela Prefeitura de São Paulo, em 2012, o vereador Netinho de Paula (PCdoB), o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT), e o ex-governador José Serra (PSDB) são os pré-candidatos mais rejeitados pelos eleitores, segundo o Ibope. De acordo com o instituto, 48% não votariam em Netinho. Paulinho, presidente da Força Sindical, é rejeitado por 44% e Serra, por 39%.

No outro extremo, os pré-candidatos com menor rejeição são o secretário estadual Bruno Covas, um dos cotados do PSDB, com 20%, e o ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), com 23%.

Serra, apesar da alta rejeição, lidera a pesquisa de intenção de voto, seguido por Netinho.

p>Em um dos cenários, o tucano aparece com 20% das intenções de voto e Netinho, com 14%. Paulinho tem 8%; Soninha (PPS), 6%; o deputado federal Gabriel Chalita (PMDB), 5%; Haddad, 4% e o vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD), 3%. Em outro cenário apresentado pelo Ibope, com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf (PMDB), no lugar de Chalita, Serra tem 18% e Netinho, 15%.

Nos outros quatro cenários, sem Serra, Netinho lidera.

Em uma das simulações, o tucano Bruno Covas tem 6% das intenções de voto, o mesmo percentual de Chalita. Nessa simulação Haddad aparece com 5%. Em outra, com o secretário estadual José Aníbal (PSDB), o tucano tem 2%, e o petista mantém os 5%.

O Ibope ouviu 1330 eleitores entre 03 e 06 de dezembro. A pesquisa foi encomendada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e divulgada na segunda-feira.

O PRB do pré-candidato Celso Russomanno contestou a pesquisa, por não aparecer em nenhuma das simulações. Em nota, o presidente nacional do partido, Marcos Pereira, citou a pesquisa do Datafolha, com cinco cenários, na qual Russomano lidera em quatro simulações e empata tecnicamente com Serra no quinto cenário. A pesquisa do Datafolha foi feita entre 07 e 09 deste mês, depois das entrevistas do Ibope. "Embora não tenhamos detalhes de como a 'pesquisa' foi encomendada e consequentemente realizada, ignorar o nome de Russomanno nos causa estranheza', disse Pereira na nota.

Procurado pela reportagem, o Grupo Bandeirantes afirmou que os pré-candidatos foram definidos pelo Ibope. O instituto, por sua vez, comentou, via assessoria, que não é obrigado a colocar todos os pré-candidatos, já que as candidaturas ainda não foram formalizadas.

Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário